A empresa de higiene e limpeza implementou painéis solares e medidas ecológicas para reduzir a pegada de carbono e promover a eficiência energética.
A Interhigiene, referência no setor de higiene e limpeza, tem uma nova estratégia de sustentabilidade, cobrindo 23,3% do seu consumo energético com energia solar e implementando outras medidas ecológicas para reduzir a pegada ambiental. Com um investimento de 190 mil euros, a empresa instalou 450 painéis solares, que atingiram em julho o pico de cobertura energética de 32,8%. O objetivo é continuar a aumentar a eficiência energética e melhorar o uso de recursos.
Além do sistema solar de 247,5 kW a Interhigiene aplica práticas de reutilização e reciclagem em toda a linha de produção, entre as quais são prioritárias o uso de embalagens recicláveis, o tratamento de águas residuais e a criação de produtos com certificação ecológica. A empresa lançou ainda políticas para poupar água nas suas operações e distribuiu garrafas reutilizáveis para reduzir o uso de plástico.
Certificada recentemente com a norma ambiental ISO 14001 a Interhigiene tem-se comprometido a alinhar todos os processos internos com práticas ambientais sustentáveis. Esta certificação assegura que a empresa segue padrões rigorosos de gestão de resíduos e eficiência energética, reforçando o compromisso com o meio ambiente a longo prazo.
A empresa também investe em ações educativas internas, como eventos para promover boas práticas ambientais e exercícios simulados de resposta a emergências, sinalizando novos projetos de sustentabilidade. Aldo Costa, CEO da Interhigiene, destaca que a sustentabilidade é uma prioridade estratégica: “estamos comprometidos em contribuir para a transição energética e a criação de valor sustentável”.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa