Segurança alimentar. Logística. Reciclagem. Expoalimenta. Indústria cervejeira. Na última edição do ano da iAlimentar há tantos e tão bons temas abordados que fica difícil destacar um único. São 64 páginas de diversos artigos, incluindo textos técnicos, que vale a pena ler para refletir.
Em entrevista à revista iAlimentar, Paulo Cadeia, diretor executivo do TECMEAT, fez uma caraterização do setor produtor e transformador de carne em Portugal, assim como dos desafios que enfrenta. E explicou o papel do TECMEAT no futuro do setor. Se é certo que a carne portuguesa prima pela qualidade, o executivo alerta para a necessidade de aumentar a formação e a qualificação contínua em novas práticas tecnológicas, assim como aumentar as atividades de inovação e de cooperação entre empresas e entidades científicas.
Paula Teixeira, docente da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina, aborda a questão da segurança alimentar, explicando como a inteligência artificial e análise de big data, por exemplo, estão a transformar a forma como monitorizamos e gerimos a segurança alimentar, permitindo prever surtos e otimizar cadeias de abastecimento.
Destaque ainda para a reportagem sobre a Expoalimenta, em que a revista iAlimentar conversou com diversos players do mercado, não só sobre a importância do evento e da sua localização no Norte do país, mas, igualmente, sobre as novidades apresentadas.
Há novidades no mundo da reciclagem, nomeadamente no que concerne às cápsulas de café. A Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) e 14 marcas de café uniram-se para criar um sistema de recolha de cápsulas de café. A entidade tem o nome de Recaps e consiste num circuito próprio de recolha das cápsulas de café. Em entrevista à iAlimentar, Cláudia Pimentel, secretária-geral da AICC, explicou o que levou à criação da Recaps, em que são utilizados os materiais que resultam do tratamento das cápsulas de café, avançando que, neste momento, a entidade já tem mais de 200 pontos de recolha.
Ao todos são 64 páginas de muitas e boas histórias. Boas leituras.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa