O evento, conhecido como os ‘Óscares do Queijo’ e organizado há mais de três décadas pela Guild of Fine Food, vai reunir os maiores produtores mundiais.
A lista de candidatos portugueses ascende a 182, sendo a maior representação nacional de sempre, diz a organização. No total são 4.784 queijos, vindos de 47 países.
No primeiro dia do evento os queijos portugueses serão avaliados, juntamente com milhares de queijos internacionais, por um júri composto por mais de 250 especialistas de 40 nacionalidades.
A iniciativa inclui também com a ‘Summit de Queijos’ e um ‘Festival Gastronómico’ abertos ao grande público e de acesso gratuito, bem como provas comentadas, degustações, e workshops de queijos e produtos regionais, oito sessões de showcooking com alguns dos melhores chefs nacionais, música ao vivo, diversas atividades em torno do queijo e muitas surpresas.
Os World Cheese Awards, um evento mundial dedicado à produção de queijos artesanais, foram criados em 1988 pela Guild of Fine Food britânica. Durante a competição, um júri de 250 especialistas, incluindo 35 portugueses, elege o melhor queijo entre os 4.784 participantes.
Os avaliadores, organizados em equipas de dois a três jurados, selecionam os queijos merecedores das medalhas de ouro, prata e bronze.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa