A Associação Empresarial de Portugal (AEP) está no Dubai com dois grupos de empresas nacionais entre 5 e 7 de novembro. O motivo é a participação na ‘Gulfood Manufacturing’ e na na ‘Gulfhost’.
A Gulfood Manufacturing é conhecida como a principal feira da região do Oriente Médio e uma das mais relevantes para os setores do processamento alimentar, packaging e logística, automação e controlo, supply chain, e tecnologias afins. A Gulfhost é o maior certame do Médio Oriente e uma das mais importantes a nível mundial para a fileira dos equipamentos para hotelaria e restauração, descreve a AEP.
“As empresas envolvidas nas anteriores edições das feiras Gulfood Manufacturing e Gulfhost avaliam a participação como muito positiva. A maioria das empresas aponta como principais vantagens a dimensão dos mercados do GCC, as oportunidades que apresentam e a qualidade dos contactos, especialmente no que toca aos visitantes profissionais, importadores e distribuidores. Nas últimas participações as empresas identificaram potenciais parcerias, na sua maioria com parceiros dos EAU, havendo também contactos com países da região do Golfo Arábico e dos continentes Africano e Asiático, explica o presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro.
A AEP organiza a participação nestes certames há 14 anos consecutivos, tendo apoiado diretamente mais de 250 participações de empresas.
No primeiro dia, 5 de novembro, as empresas nacionais, dos setores alimentação e bebidas, equipamentos e serviços para hotelaria e restauração, recebem a visita da Embaixador de Portugal em Abu Dhabi e da AICEP.
O Dubai tem uma localização estratégica no Golfo que o torna o maior centro de negócios da região e um dos mercados mais atrativos do globo. Desempenha um papel importante como plataforma logística para outros mercados, reexportando cerca de 50% dos produtos importados para países do Golfo, da região MENA, do Cáucaso, do Irão, do subcontinente indiano e do leste africano.
O setor alimentar nos Emirados Árabes Unidos tem um valor anual superior a 7 mil milhões de dólares e nos mercados do GCC ultrapassa os 60 mil milhões de dólares, com destaque para a Arábia Saudita como um dos principais importadores.
Na região do Golfo Arábico, em média, 60% das importações de produtos alimentares são destinadas ao retalho, enquanto o setor HORECA absorve cerca de 25%. Além disso, essa região apresenta a maior taxa de crescimento per capita de consumo alimentar no mundo. Atualmente, estão em construção mais de 170 novos hotéis nos Emirados Árabes Unidos e 550 novos projetos turísticos em toda a região do Médio Oriente.
BOW - Business on the Way
Em 2023, o projeto Business on the Way (BOW), da AEP, promoveu a participação de mais de 200 empresas em 27 ações, entre feiras internacionais e missões empresariais, em 23 mercados distintos.
Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.
Ação submetida em candidatura no âmbito do AVISO MPR-2023-5 SICE - Internacionalização das PME – Operações em conjunto, PITD COMPETE2030, Projeto conjunto (SI) - Internacionalização das empresas, em fase de aprovação, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.
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