Denios Portugal
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

14% da população portuguesa vive em cidades com maior consumo responsável

30/10/2024

A Too Good To Go, o OLX e a BlaBlaCar apresentam o ranking de cidades mais comprometidas com o consumo responsável, analisando os hábitos sociais e a sensibilidade para a sustentabilidade dos utilizadores, em Portugal.

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A Too Good To Go, o OLX e a BlaBlaCar uniram-se, pela primeira vez, para analisar os dados dos seus mais de sete milhões de utilizadores, com o objetivo de descobrir quais as cidades em Portugal mais empenhadas em contribuir para a economia circular. A iniciativa acontece num momento em que cada vez mais portugueses aderem ao uso de plataformas colaborativas e ao consumo responsável.

As três empresas analisaram os seus números de utilização, em todas as cidades portuguesas. Para o efeito, foi criado um ranking para distinguir as cidades e descobrir qual a mais consciente na redução do desperdício alimentar, bem como na reutilização de produtos, e na limitação das emissões de gases com efeito de estufa.

Neste estudo, foi tida em conta a variável de refeições salvas através da Too Good To Go, as viagens partilhadas na BlaBlaCar e os novos anúncios publicados no OLX, em relação à população de cada cidade, no período entre setembro de 2023 a agosto de 2024. Como resultado desta análise, Lisboa posiciona-se como a cidade portuguesa com maior responsabilidade social e ambiental. Só nesta cidade, foram salvas mais de 200 mil refeições através da Too Good To Go; foram partilhadas 20 mil boleias na BlaBlaCar; e foram publicados mais de 37 milhões de anúncios no OLX.

Resultados de cada cidade, em função das três plataformas: Too Good To Go, BlaBlaCar e OLX
Resultados de cada cidade, em função das três plataformas: Too Good To Go, BlaBlaCar e OLX.

Ao realizar-se uma análise das 159 cidades portuguesas, duas destas localidades encontram-se no topo do ranking das cidades com maior consumo responsável: Lisboa, com um total de 15 milhões interações; e Porto, com 8,35 milhões. Seguem-se Setúbal, com quatro milhões; Aveiro, com 2,34 milhões; e Braga, com 2,3 milhões interações.

A principal motivação dos utilizadores destas plataformas colaborativas passa, em primeiro lugar, pela capacidade de poupança e, em segundo, pela consciencialização ambiental.

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