As entidades foram agraciadas pela Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto (Lipor) pela aplicação de boas práticas em gestão de resíduos.
A Lipor e os municípios associados entregaram a certificação Coração Verde a organizações com reconhecidas práticas de sustentabilidade e que geram impacto positivo no meio envolvente.
A 3.ª edição do Evento Coração Verde teve lugar no dia 26 de outubro, no auditório da Central de Valorização Orgânica da Lipor.
Atualmente, a Lipor trabalha, em continuidade, com mais de 900 organizações, das quais 385 já estão certificadas com o Coração Verde, sendo que as outras continuam a fazer o seu percurso.
Só em 2024, este trabalho colaborativo conduziu à atribuição de 94 novas Certificações, entre comunidades educativas, empresas e organismos públicos, como autarquias, serviços municipais, serviços de finanças, forças de segurança (PSP e GNR) e Proteção Civil, assim como associações e outras entidades de diferentes áreas de atividade, sediadas nos municípios associados da Lipor: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.
O evento ficou ainda marcado pela partilha de boas práticas inovadoras e pela entrega dos Galardões Coração Verde – 'Personalidade do ano', 'Entidade do ano' e 'Evento do ano' – atribuídos, respetivamente, a Patricia Wielewicki, à União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo e ao Porto Beer Fest, que, em 2024, se destacaram pelo comprometimento demonstrado e pela capacidade de envolvimento e promoção dos valores da Certificação Coração Verde junto da comunidade.
Segundo Filipe Araújo, administrador da Lipor e vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, ser “Coração Verde não é o fim, é, sim, o princípio de uma responsabilidade acrescida, a responsabilidade de partilhar as boas práticas, de influenciar e de envolver as comunidades numa comunhão de ações e comportamentos que são fundamentais para a mudança de paradigma que tanto precisamos”.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa