A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou 40 processos de contraordenação durante a operação FORNAX que decorreu em outubro, direcionada às indústrias de panificação e pastelaria. Resultaram ainda cinco suspensões de atividade de padaria.
As principais infrações estão relacionadas com o “incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, a inobservância dos requisitos das cozinhas, copas e zonas de fabrico dos estabelecimentos de restauração e bebidas, a inexistência de processo ou processos baseados nos princípios do HACCP, entre outros”.
A operação de fiscalização a nível nacional teve como objetivo verificar os requisitos legais previstos para o setor, com especial destaque para a fiscalização da conformidade das matérias-primas, rotulagem, rastreabilidade de produto, condições de armazenamento e acondicionamento, condições de higiene e temperatura dos veículos de transporte de pão, produtos de pastelaria e produtos afins do pão/padaria fina.
No decorrer da ação foram fiscalizados 86 operadores económicos, nomeadamente indústrias de panificação e pastelaria, estabelecimentos com venda e produção de produtos de panificação e pastelaria, retalhistas e importadores/distribuidores.
Devido ao incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene foi suspensa a atividade de cinco operadores económicos, nos concelhos da Amadora, Braga, Covilhã, Mogadouro e Montalegre.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa