A DS Smith, fabricante de soluções de packaging sustentável, criou um serviço que permite às empresas avaliar os níveis de reciclabilidade das suas embalagens.
O novo serviço foi desenvolvido para satisfazer a crescente procura de sustentabilidade por parte dos consumidores e das organizações, permitindo ainda adaptar o packaging às alterações introduzidas pela legislação em matéria de embalagens.
O Serviço de Avaliação da Reciclabilidade (RES) da DS Smith realiza testes específicos para determinar o nível de reciclabilidade do packaging à base de fibra, em conformidade com os processos seguidos pelas fábricas de papel standard na Europa.
O RES “é adequado para analisar qualquer tipo de embalagem à base de fibra, especialmente embalagens primárias ou de consumo, o que o torna num serviço de elevado valor acrescentado para setores como o retalho, alimentação e bebidas, bens de consumo ou indústria farmacêutica, entre outros”.
Os testes de reciclabilidade são efetuados num laboratório de desenvolvimento de fibras de última geração, situado na fábrica de papel de Kemsley (Reino Unido), de acordo com as normas industriais da CEPI e da 4evergreen.
Após os testes, os clientes recebem um relatório com dados pormenorizados, juntamente com uma pontuação de reciclabilidade de -100 a +100, e uma avaliação sobre a idoneidade do material para reciclagem.
O RES permite ainda às empresas consultar a equipa de Design e Inovação da DS Smith sobre a reciclabilidade global das suas embalagens. Esta equipa esteve envolvida no processo que permitiu à DS Smith alcançar um ano antes do previsto, o seu objetivo de substituir mais de mil milhões de peças de plástico.
Cada um dos designers da DS Smith recebeu formação sobre os ‘Princípios de Design Circular’ e sobre as ‘Métricas de Design Circular’ da empresa, criados em parceria com a Fundação Ellen MacArthur. Em conjunto com os clientes, estes indicadores ajudam a avaliar o desempenho ao nível do conteúdo reciclado e reciclabilidade, emissões de CO2 estimadas, excesso de resíduos e diferentes parâmetros da cadeia de fornecimento. Desde o lançamento, mais de 100 mil decisões de design de packaging foram influenciadas pelas Métricas de Design Circular.
O lançamento do RES surge na sequência de um investimento de mais de 900 mil euros, em 2022, na criação do Laboratório de Desenvolvimento de Fibras. Este centro de última geração investiga novas tecnologias para melhorar o desempenho e as qualidades de sustentabilidade do packaging à base de fibra.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa