A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) levou quase duas centenas de empresas à SIAL Paris 2024. A portuguesa Multilem foi responsável por grande parte do espaço.
O Pavilhão Brasil contou com a presença de 192 empresas dos segmentos de alimentos e bebidas de diferentes partes do país, distribuídas em seis pavilhões. Entre os produtos destacados encontram-se o açaí, os doces e os leites vegetais.
Antes do evento, a ApexBrasil projetou que, durante os cinco dias do evento, as empresas participantes pudessem gerar mais de 2,5 mil milhões de dólares de negócios.
Foram selecionadas empresas com “grande potencial de expansão” para “reforçar o posicionamento do Brasil como parceiro global de negócios e para divulgar a diversidade, os sabores e as oportunidades comerciais” do país, disse Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, na abertura da feira.
Um dos produtos presentes foi uma bebida à base de castanha do Brasil da startup e foodtech brasileira Cuíca. O leite vegetal representa dois anos de desenvolvimento e usa castanhas do Acre, que, segundo a fundadora da empresa, Bianca Oglouyan, “têm um nível nutritivo superior quando comparada com castanhas de outros pontos da Amazónia. Têm bastante selénio, magnésio, potássio e vitamina E”.
Outra representante do Brasil foi a empresa de bebidas não alcoólicas Britvic Brasil, que apresentou o smoothie de Açaí Tradicional Amazoo. Este é o principal produto da empresa no mercado internacional e “um dos mais inovadores”, disse a gerente de Exportação da Britvic Brasil, Angélica Posadas. “O produto vem da floresta amazónica e inclui vitamina C e antioxidantes. Além disso, é versátil, pode ser utilizado na gastronomia, no dia a dia, nos cafés, em supermercados”, afirma. Este produto já está a ser exportado para os EUA e deverá entrar em breve no Japão e em Portugal.
Portuguesa Multilem envolvida na participação da ApexBrasil na SIAL
A marca de origem portuguesa Multilem foi novamente parceira da ApexBrasil na SIAL Paris 2024. A seu cargo esteve a conceção e montagem de stands. A empresa trabalha com a Apex Brasil desde 2016 ,o que lhe tem permitido “gerir projetos de grande complexidade, adaptados a diferentes mercados e realidades, levando a excelência do Brasil a novos públicos em múltiplos continentes", afirma Luís Matos Chaves, diretor-geral da Multilem.
A Multilem foi responsável pela produção e montagem de quase 2.000 m² de espaço de exposição, cobrindo diversos setores da indústria alimentar. A conceção criativa do projeto foi da responsabilidade da Estojo, com quem a Multilem mantém uma parceria estratégica. Com um total de 117 expositores e 10 stands, o projeto foi desenvolvido nas instalações da Multilem em Portugal, antes de ser transportado para Paris por uma logística exigente que envolveu 21 camiões. A equipa, composta por 64 pessoas, incluiu 50 carpinteiros, três eletricistas e vários técnicos especializados, coordenados por oito gestores de projeto.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa