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APED ajuda consumidores a ler prazos de validade

17/10/2024
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A campanha aposta num tom informativo e pedagógico e explica como distinguir os diferentes prazos de validade, rentabilizando o consumo dos alimentos e evitando o desperdício.

‘Saber a diferença faz a diferença’ é o mote da campanha dinamizada pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), que tem como objetivo ajudar o consumidor a interpretar corretamente as indicações dos prazos de validade dos produtos alimentares.

A campanha conta com o apoio institucional da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar e com o apoio do Movimento Unidos Contra o Desperdício (qual a APED integra enquanto membro fundador). Na nova comunicação, os promotores apostam num tom informativo e pedagógico e explicam como distinguir os diferentes prazos de validade, rentabilizando o consumo dos alimentos e evitando o desperdício.

Através do seu site e redes sociais, a APED esclarece as diferenças entre as indicações ‘consumir até’, ‘consumir de preferência antes de’ e ‘consumir de preferência antes do fim de’, reunindo também um conjunto de dicas e recomendações de conservação e consumo.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que cerca de um terço dos alimentos produzidos a nível mundial são perdidos ou desperdiçados em alguma fase da cadeia de abastecimento.

Estudos europeus mostram ainda que o consumidor doméstico é responsável por 42% do desperdício alimentar global, sendo o desconhecimento do significado das datas de validade um dos principais fatores que contribuem para esta estatística.

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