Denios Portugal
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
O produto é promovido sob o slogan “Dipea Mediterráneo” e faz parte de uma investigação conjunta do projeto Allfruit4All.

Um snack de milho saudável e de elevado valor nutricional criado a partir de subprodutos de fruta

02/12/2024

O Instituto Tecnológico Agropecuário de Castilla y León (Itacyl) tem mais um marco a seu favor: a criação de um snack de milho de alto valor nutricional feito a partir de subprodutos de frutas: farinha de uva Garnacha e casca de nectarina. Trata-se de uns nachos de milho e fruta, sem açúcares adicionados e rico em fibras e proteínas, que é promovido sob o lema “Dipea Mediterráneo”.

Imagen
Este alimento é o resultado de uma investigação conjunta - o projeto Allfruit4All - liderada pelo Itacyl - organismo dependente da Consejería de Agricultura, Ganadería y Desarrollo Rural -, o Instituto de Investigação e Tecnologia Agroalimentar (IRTA), a Universidade de Valladolid e a Universidade Rovira i Virgili.

O setor vitivinícola gera subprodutos em quase metade da sua produção de vinho, ou seja, por cada dois litros de vinho obtidos, um litro provém de subprodutos que atualmente, na maioria dos casos, não têm qualquer utilidade. Tendo em conta que um quarto destes subprodutos está em formato sólido de elevado valor nutricional e bioativo, era necessário conferir-lhe um valor acrescentado.

Foi com esta premissa que nasceu o Allfruit4All, financiado pelo Ministério da Ciência e Inovação (espanho), com o objetivo de aumentar o consumo de fruta (fresca e transformada), promover a saúde, encontrar soluções para a sobreprodução e reduzir o desperdício.

Neste âmbito, foi desenvolvido um snack saudável, um nacho de milho e fruta feito com farinha de uva Grenache e casca de nectarina. Através de um processo de economia circular, e graças à tecnologia agroalimentar - especificamente a técnica de extrusão - foi possível obter farinhas mais saudáveis a partir de subprodutos de fruta (uva e nectarina) com um maior teor de fibra e um elevado teor de compostos fenólicos bioativos.

O processo permitiu transformar um simples snack num produto de elevado valor acrescentado que pode fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada como complemento de determinadas doses, tanto nas refeições principais como no consumo ocasional.

Dipea Mediterráneo” apresenta-se sob a forma de nachos para acompanhar pratos e molhos, principalmente de origem vegetal e com um perfil nutricional saudável, como hummus, tzatziki, guacamole ou paté de azeitona, entre outros.

Este novo marco vem juntar-se ao trabalho de investigação da Itacyl, que promove a inovação contínua no setor agroalimentar. Especificamente, na fábrica de Procesos y Productos, os técnicos trabalham para ajudar as empresas a desenvolver novos alimentos inovadores que respondam à procura do mercado e dos consumidores. E fazem-no na perspetiva da alimentação e da saúde, e também na perspetiva da bioeconomia circular agrícola, centrada no aproveitamento dos subprodutos - nunca dos resíduos - para tornar o setor mais sustentável, tanto do ponto de vista ambiental como das suas componentes de rentabilidade, social e de desenvolvimento rural.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    18/12/2024

  • Newsletter iAlimentar

    11/12/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial