Denios Portugal
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Serão desenvolvidas novas soluções de embalagem de base biológica, rentáveis e versáteis, baseadas em PHA, para alimentos, cosméticos, produtos domésticos e bebidas.

BioSupPack: soluções de embalagem de base biológica a partir de resíduos da produção de cerveja

30/11/2024

O projeto BioSupPack, coordenado pelo Aimplas, Instituto Tecnológico dos Plásticos, continua a avançar na sua investigação para desenvolver soluções de embalagem baseadas em polihidroxialcanoatos (PHA), derivados de resíduos da produção de cerveja. O projeto visa igualmente abordar um processo de reciclagem viável para estes plásticos de base biológica, a fim de garantir que os recursos continuem a circular. Esta investigação reúne 17 parceiros de oito países e recebe financiamento da Empresa Comum Bio-Based Industries (BBI-JU) e do programa Horizonte 2020.

Imagen
Com um orçamento de 8,8 milhões de euros, o BioSupPack centra-se na produção e reciclagem enzimática de soluções de embalagem rígidas, ecológicas e versáteis baseadas na nova família de polímeros de base biológica PHA. O principal objetivo do BioSupPack é oferecer soluções de embalagem novas, rentáveis e versáteis de base biológica, baseadas em PHA, para a embalagem de alimentos, cosméticos, produtos domésticos e bebidas, bem como para evitar danos ambientais durante e após a utilização.

No dia 26 de setembro, o consórcio do projeto reuniu-se nas instalações da Aimplas em Valência para dar início a um novo ano de investigação. Os parceiros apresentaram os últimos resultados, trocaram ideias e discutiram as futuras atividades do projeto para melhorar a bioeconomia circular na União Europeia (UE).

Imagen
Graças a grupos de trabalho interligados, os parceiros do consórcio obterão PHA a partir de grãos usados para a produção de cerveja e outros monómeros a partir da reciclagem enzimática de resíduos de embalagens de PHA. A partir destes compostos de PHA, serão concebidos à escala piloto vários protótipos de embalagens rígidas com propriedades de barreira personalizadas e tendo em conta as opções mais viáveis para a recolha e separação de resíduos. As soluções de embalagem incluirão demonstradores de PHA moldados por injeção e biocompósitos, bem como embalagens feitas de fibras revestidas com PHA e tabuleiros de refeições prontas.

Finalmente, será desenvolvido um processo de reciclagem enzimática para recuperar o PHA destas novas soluções de embalagem (enquanto a fração de cartão pode ser repolpada), o que demonstrará a viabilidade da suprarreciclagem de resíduos pós-industriais no âmbito do processo de produção. Os protótipos serão avaliados em termos de sustentabilidade ambiental e socioeconómica e de segurança das novas embalagens de base biológica.

Imagen
O BioSupPack, que é apoiado por mais de 25% de capital privado como o BBI-JU, é financiado pelo programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia e pelo Bio-Based Industries Consortium ao abrigo do acordo de subvenção n.º 101023685.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    18/12/2024

  • Newsletter iAlimentar

    11/12/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial