Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

STEF consolida atividade no primeiro semestre de 2024

24/09/2024
O consumo alimentar ainda fraco na Europa afetou o volume de negócios da empresa. O grupo continua a integrar as mais recentes aquisições.
Imagen

O Grupo STEF, de serviços de transporte e logística de produtos alimentares em ambiente com temperatura controlada, anunciou os resultados relativos ao primeiro semestre do ano.

Durante o período, o endividamento líquido do Grupo STEF passou de mil milhões de euros para 1,3 mil milhões de euros, em resultado da sua estratégia de investimento (crescimento externo, imobiliário e veículos), o que lhe permite consolidar a sua liderança nos seus mercados.

Em Portugal, "a forte dinâmica comercial e a estratégia de especialização implementada nos últimos dois anos permitem consolidar as suas posições nos diferentes mercados", explicam em comunicado.

Este fluxo de investimento, associado a uma base de comparação extremamente elevada devido à cessão da La Méridionale em 2023, resultou numa variação significativa do fluxo de caixa livre do Grupo.

Stanislas Lemor, presidente e diretor-geral, explicou que: "os primeiros seis meses do ano assinalam a consolidação das nossas atividades e a continuação do nosso desenvolvimento na Europa graças a várias operações de crescimento externo. Durante este período, a retoma do consumo alimentar tardou a concretizar-se, afetando o nosso volume de negócios, que cresceu moderadamente, e o nosso resultado operacional, que diminuiu ligeiramente. Quanto ao nosso resultado líquido, este reflete o elevado nível das taxas de juro durante o período. Neste contexto, o nosso Grupo prosseguiu a sua política de investimentos, pois estamos convencidos de que esta é uma garantia de desempenhos para o futuro”.

Num contexto económico ainda incerto, o Grupo STEF “continua confiante na solidez do seu modelo de criação de valor”. O Grupo pretende prosseguir uma política de investimento direcionada, com especial incidência nos investimentos no domínio da transição energética. Por último, o Grupo continua a progredir na sua abordagem global de acompanhamento das relações com os clientes, incluindo a transformação do seu serviço de apoio ao cliente.

Imagen

STEF França

  • A rentabilidade da atividade dos produtos frescos diminui num contexto de estagnação do consumo alimentar.
  • A atividade dos produtos congelados regista uma diminuição dos seus fluxos e uma queda da taxa de preenchimento dos seus armazéns que afeta a rentabilidade.
  • Embora a atividade dos hipermercados registe um bom crescimento, beneficiando dos efeitos positivos de novos desenvolvimentos comerciais, deve enfrentar a concentração do setor da distribuição.
  • As atividades TSA (produtos temperados secos e alimentares) e Acondicionamento registam uma boa dinâmica, o que lhes permite manter um desenvolvimento contínuo.
  • A atividade Food Service continua a progredir num contexto de abrandamento do crescimento do mercado da restauração.

STEF Internacional

  • Itália regista uma dinâmica comercial positiva e mantém um bom controlo dos seus recursos operacionais.
  • Espanha beneficia dos efeitos positivos do desenvolvimento das suas atividades Food Service.
  • A forte dinâmica comercial de Portugal e a estratégia de especialização implementada nos últimos dois anos permitem consolidar as suas posições nos diferentes mercados.
  • O Reino Unido regista um crescimento do seu volume de negócios, com um efeito cambial favorável, e mantém a sua rentabilidade, apesar de um abrandamento das atividades internacionais.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    16/10/2024

  • Newsletter iAlimentar

    09/10/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial