Inovação. Esta é, talvez, a palavra dominante nesta edição da iAlimentar. Inovação ao nível das tendências dos consumidores, que é devidamente acompanhada pelas empresas do setor. Seja ao nível do desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços, seja pela inovação ao nível do processamento dos alimentos e/ou dos processos, e, inclusive, ao nível do fabrico das máquinas utilizadas no setor.
Quando se fala de inteligência artificial, há que entender que a mesma irá afetar toda a sociedade. E que as mudanças que trará terão implicações a nível económico, social e cívico. No que concerne ao setor agroalimentar “estão em curso trabalhos para incorporar esta tecnologia ao longo de toda a cadeia de valor. Num mundo em que a procura de alimentos está a crescer exponencialmente, a IA apresenta-se como uma solução inovadora e essencial para responder aos desafios da produção sustentável, da otimização dos recursos e da melhoria da qualidade dos produtos alimentares”.
A tecnologia pode e dever ser usada não só para incrementar a eficiência e eficácia dos processos, como também para permitir a automação, rastreabilidade controlo de qualidade dos produtos. Entre as várias páginas desta edição pode encontrar vários casos práticos do que já se está a fazer e ter uma antevisão de como será o futuro.
Mas os próximos anos passam também pela incorporação de novos materiais. A maior consciência pela sustentabilidade está a levar as empresas a inovarem. As embalagens são um bom exemplo disso mesmo.
A entrevista à Indusstock é outro ponto forte desta edição. Com onze anos de existência, a empresa reconhece que há um foco cada vez maior na robotização de processos e uma customização nas linhas de produção, com equipamentos feitos à medida, com o objetivo de melhorar eficiências e minimizar desperdícios produtivos.
Por fim, mas não menos importante, a edição n.º 13 traz consigo um novo formato: Perfil Empresarial. Onde não só contamos a história de uma empresa – nesta edição a Subic Food-Tech – como fazemos uma pequena apresentação dos seus produtos e ainda uma entrevista aos responsáveis.
Ao todo são 64 páginas de muitas e boas histórias. Boas leituras.
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