As colaborações entre marcas bem conhecidas, como a recente parceria entre a Coca-Cola e a Oreo, são mutuamente benéficas para as empresas através da promoção de vendas e marketing. As parcerias permitem que as marcas colaboradoras aproveitem as suas bases de fãs existentes e criem um burburinho em torno do produto. Como tal, as empresas de bebidas precisam de inovar para além dos seus mercados, uma vez que 65% dos consumidores globais dizem que é essencial ou agradável ter uma marca bem conhecida quando decidem fazer uma compra, afirma a GlobalData, uma empresa de dados e análises. A pesquisa ‘GlobalData 2024 Q2 Consumer Survey – Global’ foi publicada em julho de 2024, e inclui entrevistas a 22.016 consumidores.
Em agosto deste ano, a The Coca-Cola Company anunciou uma parceria com a Mondelez para lançar uma cola de edição limitada com sabores inspirados nas bolachas Oreo. Além disso, recentemente, as duas marcas globais lançaram biscoitos Oreo Coca-Cola. Esta colaboração tem por objetivo celebrar a ligação entre as marcas de produtos alimentares e bebidas, que se rotulam de ‘besties’, e oferecer aos consumidores uma experiência única e divertida.
Do mesmo modo, a Fanta, outra marca da Coca-Cola, está a lançar uma variante de edição limitada com sabor a maçã, denominada Fanta Zero Afterlife. Este lançamento está programado para o Halloween e faz parte da atividade de Halloween da Fanta. A embalagem terá desenhos com o tema Beetlejuice, criando uma forte associação com as marcas Fanta e Warner Bros. Pictures.
George Shaw, analista de consumo da Globaldata, comenta: "Esta campanha de marketing tem por objetivo dar que falar e envolver tanto os fãs da Fanta como os do cinema. Além disso, estas colaborações e produtos de edição limitada fazem parte de uma tendência maior no mercado das bebidas, em que as empresas estão constantemente a procurar formas de inovar e atrair os consumidores com ofertas únicas. Ao estabelecerem parcerias com marcas conhecidas ou ao incorporarem temas populares, as empresas podem gerar entusiasmo pela marca e aumentar as vendas”.
Ao introduzir sabores de edição limitada, as empresas podem criar um sentido de urgência e encorajar os consumidores a experimentar o produto antes que ele acabe. O impacto dessas colaborações e dos produtos de edição limitada é significativo. O inquérito global ao consumidor Q2 2024 da GlobalData revela que os consumidores valorizam caraterísticas novas e únicas quando tomam decisões de compra e 60% deles consideram essencial ou agradável ter caraterísticas novas/únicas quando decidem fazer uma compra. Este facto alinha-se com a estratégia da Coca-Cola.
De acordo com a GlobalData, prevê-se que o mercado mundial de carbonatos atinja 521 mil milhões de dólares até 2029 e as empresas mundiais estão a colaborar para conquistar quota de mercado.
George Shaw acrescenta: “este facto realça a natureza competitiva do sector dos carbonatos e a importância da inovação e das parcerias estratégicas. As colaborações da Coca-Cola e da Fanta demonstram os seus esforços para se manterem na vanguarda do mercado e atraírem os consumidores com ofertas únicas”.
Ghost e Sour Patch Kids
A Coca-Cola não é a única marca de bebidas que utiliza colaborações. A Ghost, uma marca de suplementos alimentares, lançou uma linha de bebidas de hidratação em colaboração com a Sour Patch Kids, nos EUA. Esta colaboração visa proporcionar aos consumidores uma forma de sabor familiar para otimizar a sua hidratação durante os treinos intensos. A Ghost pode aproveitar a popularidade da marca Sour Patch Kids para atrair uma nova base de clientes anteriormente não alcançada pelas bebidas de hidratação e atrair um grupo demográfico potencialmente mais jovem.
“As colaborações entre marcas de bebidas como a Coca-Cola e a Ghost demonstram a importância da inovação e da parceria estratégica. À medida que cresce a procura dos consumidores por ofertas novas e distintas, estas colaborações nos mercados de bebidas carbonatadas e desportivas são cruciais para conquistar quota de mercado e aumentar a fidelidade à marca”, conclui o analista.
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