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Subic Food-Tech: 20 anos a “alimentar” a indústria alimentar

17/10/2024

As aquisições da ASGO e da Unicorbal no último ano permitiram ao grupo a definição de uma estratégia de diversificação.

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A história da Subic começou há 20 anos. São duas décadas de experiência no setor alimentar, em que o grupo tem assumido ser um player importante na comercialização de equipamentos, soluções para o retalho e a indústria alimentar.

Na verdade, a experiência e o trabalho conjunto dos dois administradores – Filipe Soares e Artur Carneiro – começou ainda antes da fundação da Subic Food-Tech. Mais precisamente quando ambos trabalhavam na área de negócio foodtech na Miranda & Serra. Com o desenvolvimento da área esta ganhou importância e a necessidade de uma gestão autónoma.

A evolução do negócio foi feita de forma natural. Esta é a opinião de Filipe Soares, que refere que “as coisas foram surgindo”, fruto do trabalho e tendo como foco o cliente.

A verdade é que a Subic tem um histórico de disponibilizar aos clientes um portfólio abrangente. Que inclui desde tecnologias avançadas de processamento de alimentos até soluções integradas para a otimização da cadeia de produção. Por outro lado, e comparativamente a grandes empresas concorrentes internacionais, a Subic dispõe de uma flexibilidade que lhe permite responder, de forma eficaz e rápida, às necessidades e procura dos clientes e do mercado. Como resultado disso mesmo a empresa orgulha-se de ser considerada como “uma aliada essencial para indústrias e hipermercados de referência”. Isto porque assegura o desenvolvemos soluções individualizadas para qualquer ponto da cadeia alimentar. Algo que é possível dado a aposta no departamento de engenharia e na área de investigação e desenvolvimento (I&D). Um trabalho que permite customizar equipamentos standard em projetos de acordo com o desafio de cada cliente. A par disso a empresa disponibiliza ainda o serviço de consultoria, projetos individualizados e assistência técnica em todo o território nacional.

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Com o desenvolvimento do negócio surgem oportunidades de crescer e ampliar. Foi assim que, recentemente, mais precisamente no final do ano passado, a Subic Food-Tech deu mais um passo na sua história. Foi nessa altura que se iniciou a estratégia de crescimento, tendo por base a aquisição de empresas. Em dezembro de 2023 a Subic anunciava a aquisição da ASGO, empresa com soluções inovadoras em enchedoras, misturadoras, picadoras, e uma vasta gama de equipamentos especializados no processamento alimentar. Uma empresa com uma longa história – foi fundada em 1962 – na área da metalomecânica. “Mantivemos a equipa toda”, refere Filipe Soares, que acrescenta que “há lá pessoas a trabalhar há 47 anos na empresa”.

Um negócio que, segundo Filipe Soares, não só trouxe novas marcas representadas, mas, e principalmente, complementou o negócio da Subic que, até essa altura, não estava presente na área da produção. A par disso, trata-se de uma empresa com forte vocação exportadora, que dá uma complementaridade estratégica à Subic.

Filipe Soares afirma que, a ASGO, vai permitir que a Subic não dependa só de Portugal. Vai possibilitar que o grupo alargue os seus horizontes. “Neste momento temos capacidade para expandir (o negócio) graças à qualidade do produto e ao nome ASGO”, afirma o administrador da Subic. Artur Carneiro acrescenta que a aquisição da ASGO “permite-nos ter uma estratégia de internacionalização, mantendo a relevância do mercado nacional”.

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Mais recentemente a Subic entrou no capital, como sócio maioritário, da Unicorbal, empresa constituída em 2004 e cuja principal atividade é a comercialização de equipamentos de pesagem e corte, bem como, os seus respetivos consumíveis. A grande diferença face ao negócio da Subic, como explica Filipe Soares, é que a Unicorbal só foca o negócio no retalho, enquanto a Subic também trabalha a indústria, acrescenta que a Unicorbal trabalha com o mercado tradicional, com os talhos independentes, onde a Subic tinha uma cota de mercado reduzida. Ou seja, embora nalgumas situações, as empresas sejam concorrentes há, também, um complemento.

“A área de retalho da Subic está muito envolvida com as grandes cadeias de distribuição”, refere Filipe Soares, que acrescenta que a Unicorbal não só está no mercado tradicional como tem marcas representadas “que nos complementam”. O resultado é uma equipa técnica que pode salvaguardar as várias empresas “sendo que não temos necessariamente que incrementar mais pessoas”. A par disso, a Subic ganha uma componente comercial muito forte, através de sinergias do grupo.

As aquisições da ASGO e Unicorbal permitem que a Subic alargue os seus horizontes, conseguindo, independentemente da indústria, assegurar produtos e soluções em toda a cadeia de valor. As sinergias do grupo não se limitam à área comercial. Na área técnica está a ser planeado uma plataforma de gestão integrada que irá coordenar os 27 técnicos especializados de forma a aumentar a resposta ao cliente.

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