A Berry Global estabeleceu uma parceria com a Abel & Cole para fornecer garrafas reutilizáveis, em PP, para o seu serviço de entrega de leite ‘Club Zero’. As garrafas podem ser enchidas até 16 vezes antes de serem recicladas.
Fabricadas em polipropileno, as novas garrafas geram menos emissões de gases com efeito de estufa (GEE) no transporte e no processamento, em comparação com as garrafas de vidro mais pesadas, desafiando a utilização convencional do vidro para a entrega de leite ao domicílio.
O estudo realizado pela Abel & Cole sugere que basta quatro reutilizações para reduzir para metade a pegada de carbono das suas garrafas de leite de utilização única, em comparação com as garrafas de vidro, que necessitariam de mais de 15 reutilizações para obter uma poupança de emissões semelhante. Ao mesmo tempo, este conceito evita que 450 mil garrafas de leite de plástico de utilização única acabem em aterros ou incineradas todos os anos, o que equivale a 23 toneladas de material.
“Quando se trata de materiais de embalagem, o plástico é frequentemente visto como o inimigo”, explicou Hugo Lynch, diretor de sustentabilidade da Abel & Cole. “Mas desafiámo-nos a perguntar se era melhor usar vidro, que é mais pesado e requer mais energia para produzir, ou ir contra a corrente.” O design da garrafa foi otimizado para suportar o processo de limpeza em oito fases que elimina a fase de secagem, reduzindo o risco de contaminação bacteriana.
Para facilitar a limpeza, as novas garrafas foram concebidas sem pega, reduzindo os pontos de acumulação de bactérias e permitindo uma drenagem fácil. Além disso, foram otimizadas para se adaptarem ao equipamento existente na fábrica da Abel & Cole e à tampa de polietileno de baixa densidade (LDPE) utilizada pela empresa. Desta forma, reduziram-se custos e eliminou-se a necessidade de novos investimentos em equipamento. Da mesma forma, a garrafa encaixa nas caixas de leite de uso único existentes.
A Berry efetuou testes químicos rigorosos para garantir que o PP oferecia a resistência e a durabilidade necessárias para suportar as elevadas temperaturas de processamento e evitar a quebra comum do vidro.
O rótulo da garrafa contém informações ao consumidor para incentivar as devoluções, bem como um sistema de ‘aviso prévio’ para o fim do prazo de validade de cada garrafa. Após 16 utilizações, o rótulo mostra sinais de degradação, o que significa que terminou o seu ciclo de vida e deve ser reciclada.
As primeiras amostras foram impressas em 3D para testes de migração em junho de 2023, e as primeiras garrafas foram enviadas aos clientes em outubro. Desde o seu lançamento, a garrafa reutilizável de um litro ‘Club Zero’ registou um aumento de 20% nas vendas, semana após semana. A taxa de devolução atual é de 64%, sendo o objetivo da Abel & Cole um mínimo de 75%.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa