Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Graças às entregas colaborativas, os supermercados podem poupar 72% das emissões de CO2 em comparação com a viagem de ida e volta que um cliente teria feito até à loja.

O supermercado do futuro: robotização e realidade virtual para uma melhor experiência de compra

22/10/2024
A revolução tecnológica chegou a todos os setores, incluindo os supermercados. Os hábitos de compra mudaram e, com eles, os grandes retalhistas e também as lojas mais pequenas enfrentam grandes desafios para se adaptarem às novas necessidades dos seus clientes.
A Shopopop analisa os principais fatores que nos vão surpreender nos próximos meses no que diz respeito às compras
A Shopopop analisa os principais fatores que nos vão surpreender nos próximos meses no que diz respeito às compras.
A Shopopop, uma empresa de entregas colaborativas que ajuda os supermercados a entregar os seus produtos ao domicílio, analisou as principais tendências que estão a ser implementadas no setor. Da digitalização à vertente mais humana, com enfoque na sustentabilidade e responsabilidade social.

Robótica e automação: acelerar as compras físicas

Dos robots autónomos que reabastecem as prateleiras aos sistemas de checkout totalmente automatizados, o trabalho robótico está a revolucionar a eficiência operacional e a melhorar a experiência do cliente. Graças à implementação destas tecnologias, estão a acelerar o processo de compra e a reduzir os tempos de espera. Entre outros, o Carrefour e o Eroski são alguns dos supermercados que já dispõem deste serviço nalguns dos seus estabelecimentos.

Compras omnicanal: evitar deslocações com uma experiência de qualidade

A integração perfeita entre lojas físicas e plataformas online será um dos maiores desafios para os supermercados. Os consumidores querem encomendar sem ter de se deslocar e receber uma entrega rápida e eficiente nas suas casas. Além disso, as tecnologias de realidade aumentada e virtual oferecerão a oportunidade de explorar os produtos de uma forma completamente nova, a partir da comodidade dos dispositivos móveis.

Neste contexto, será essencial uma boa logística para as entregas. Novas fórmulas, como as entregas colaborativas, tornarão as compras muito mais eficientes e sustentáveis. A plataforma Shopopop liga supermercados a motoristas privados para que estes possam efetuar entregas nas suas rotas habituais em troca de uma gorjeta. Uma solução que permite às lojas oferecer uma entrega muito mais personalizada, adaptando os horários e garantindo a entrega correta do envio.

Recomendações personalizadas: utilizar dados para facilitar as compras

Os supermercados do futuro aproveitarão o poder da análise de dados e da inteligência artificial para fornecer recomendações de produtos altamente personalizadas. Ao acompanhar o historial de compras e as preferências individuais, os supermercados poderão antecipar as necessidades dos clientes e oferecer sugestões relevantes e personalizadas, melhorando assim a satisfação do cliente e promovendo a fidelidade à marca.

Sustentabilidade e responsabilidade social: um fator decisivo para o cliente

Os consumidores estão cada vez mais conscientes da importância da sustentabilidade e da responsabilidade social. Os supermercados do futuro estarão empenhados em práticas empresariais éticas e sustentáveis, oferecendo uma vasta gama de produtos biológicos, minimizando o desperdício alimentar e promovendo uma cadeia de abastecimento que reduza as emissões.

A este respeito veremos os supermercados a implementar tecnologias inovadoras, como a refrigeração sem carbono e as embalagens biodegradáveis, para reduzir a sua pegada ambiental. No que diz respeito à entrega ao domicílio, a Shopopop refere que os supermercados poderiam poupar 72% de emissões de CO2e através de entregas colaborativas, em comparação com a viagem de ida e volta que um cliente teria feito à loja.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    20/11/2024

  • Newsletter iAlimentar

    13/11/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial