Denios Portugal
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Perfil de visitantes

Decisores e poder de compra dos visitantes da Hispack está a aumentar

19/07/2024
Cerca de 88,5% dos participantes da Hispack 2024 estão envolvidos no processo de compra de soluções de fabrico e embalagem de produtos. Mais representação estrangeira e de marcas líderes no mercado são sinais do sucesso da edição de 2024.
Cerca de 88,5% dos participantes da Hispack 2024 decidem ou são determinantes na compra de soluções de embalagem nas suas empresas...

Cerca de 88,5% dos participantes da Hispack 2024 decidem ou são determinantes na compra de soluções de embalagem nas suas empresas. Fotografia: Hispack

Cerca de 88,5% dos participantes da Hispack 2024 decidem ou são determinantes na compra de soluções de embalagem nas suas empresas, segundo o estudo sobre o perfil do visitante da feira realizado em maio pela consultora MarketAAD. Este perfil é uma prova da elevada qualidade dos visitantes, a que se soma a internacionalização da feira e uma maior presença de marcas fabricantes e empresas líderes em embalagens.

A Hispack 2024 registou um total de 26.273 visitantes, mais 3,9% do que em 2022 excluindo os os acreditados na feira Graphispag com a qual a feira coincidiu naquele ano.

A maioria dos visitantes eram espanhóis (89%), oriundos principalmente da Catalunha, Comunidade Valenciana, Madrid, Aragão, Andaluzia, País Basco e Múrcia. Os restantes 11% eram visitantes estrangeiros, mais de metade dos quais provenientes de Itália, Portugal, Alemanha e França. As ações realizadas nos mercados foco e de oportunidade do México, Tunísia, Marrocos, Polónia e Japão representaram 18% do número total de visitantes internacionais provenientes destes países.

Durante a apresentação dos resultados dos inquéritos de opinião aos expositores e visitantes e do estudo do perfil dos participantes, o diretor da feira, Xavier Pascual, celebrou os bons números desta edição, que consolidam a liderança incontestável da Hispack no mercado ibérico.

Xavier Pascual, diretor-geral da Hispack

Xavier Pascual, diretor-geral da Hispack.

Xavier Pascual sublinhou que “foi conseguida uma excelente correspondência entre a oferta da feira, que é totalmente representativa da indústria da embalagem, e os sectores de interesse para os visitantes num momento de transformação impulsionado pela sustentabilidade”.

Segundo os dados agora apresentados, 46,1% dos visitantes da Hispack aprovam a compra direta de soluções em várias áreas do processo de produção e embalagem de produtos (materiais, maquinaria, logística e automação), 27% decidem com outras pessoas e 15,4% sugerem-no. Apenas 11,5% não estão envolvidos nesta responsabilidade. Os cargos mais representados no certamente foram o de diretor de área (32,5%), técnico (31,8%), diretor geral, gerente e proprietário (23,1%). Os perfis profissionais de compras, produção/fábrica, comercial/vendas, engenharia, embalagem e I&D também aumentaram.

Segundo a organização, a “Hispack consolida a sua posição como feira de referência para as principais indústrias de embalagem” no mercado espanhol. Neste sentido, visitaram o certame 9.000 proprietários de marcas (42% do total de visitantes) de mais de 3.000 empresas únicas. Destas empresas, 45% eram da indústria alimentar e de bebidas, enquanto 55% eram fabricantes de produtos de outros sectores, nomeadamente farmacêutico, químico, drogaria, perfumaria e cosmética e bens industriais.

Visitaram o certame 9.000 proprietários de marcas (42% do total de visitantes) de mais de 3.000 empresas únicas...

Visitaram o certame 9.000 proprietários de marcas (42% do total de visitantes) de mais de 3.000 empresas únicas. Fotografia: Hispack

A Hispack demonstrou o seu poder de atrair empresas líderes dos principais sectores de procura de embalagens, acrescenta um comunicado da organização. Nesta secção, a feira ganhou cobertura de mercado, especialmente nos sectores de alimentação e bebidas, drogaria e cosmética. 75% das 25 maiores empresas alimentares de Espanha em termos de volume de negócios visitaram a Hispack. Por subsectores da indústria, a padaria, pastelaria e confeitaria atingiram 80% de cobertura; os lacticínios, 60%; a carne, 60%; o azeite, 36%; as frutas e legumes, 28%; e o peixe e conservas, 24%.

A percentagem de cobertura cresceu na perfumaria e cosmética para 88%, enquanto nas bebidas foi de 60%. Dos 25 principais fabricantes da indústria farmacêutica, 64% das empresas visitaram a Hispack, 60% da indústria química e 40% e 16% dos sectores automóvel e da eletrónica de consumo, respetivamente.

Além dos fabricantes e embaladores de produtos finais, outras empresas também estiveram presentes na Hispack 2024 como fabricantes e distribuidores de máquinas e materiais de embalagem, empresas de serviços gráficos, consultores, estúdios de engenharia, agências de design, associações, centros de investigação, representantes de administrações públicas, estudantes de centros de formação e imprensa.

92,2% dos expositores da Hispack confirmaram ter encontrado o perfil de visitante que pretendiam...

92,2% dos expositores da Hispack confirmaram ter encontrado o perfil de visitante que pretendiam. Fotografia: Hispack

A organização revelou ainda que 92,2% dos expositores da Hispack confirmaram ter encontrado o perfil de visitante que pretendiam e avaliaram muito positivamente a quantidade e a qualidade dos contactos estabelecidos no salão, de acordo com os inquéritos de opinião realizados pela Fira de Barcelona.

De acordo com os expositores, os visitantes vieram principalmente em busca de soluções específicas para futuras referências e para obter informações. Em segundo lugar, surgem as visitas de cortesia de clientes e a seleção de fornecedores para tomar decisões de compra. Para além disso, quase metade dos expositores (49,2%) declarou ter concluído um negócio durante os quatro dias da feira.

Em geral, a avaliação dos expositores indica que a Hispack é uma feira altamente representativa para a indústria da embalagem, graças à participação de empresas líderes, uma oferta diversificada e de qualidade, e um perfil de visitante relevante. A maioria dos expositores aprovou a distribuição setorial da feira, bem como o valor acrescentado das ações para atrair profissionais.

A Hispack é uma feira altamente representativa para a indústria da embalagem. Fotografia: Hispack

A Hispack é uma feira altamente representativa para a indústria da embalagem. Fotografia: Hispack

Os visitantes inquiridos também se mostraram muito satisfeitos com a sua passagem pela Hispack 2024. Para 86%, o evento correspondeu às suas expectativas e 78% disseram que voltariam para a Hispack 2027. A qualidade, a quantidade e a internacionalidade dos expositores também foram muito apreciadas, com valores acima da média. Neste sentido, 80% dos visitantes consideram a Hispack como a feira de referência. Na edição de 2024, a Hispack reuniu 819 expositores de 31 países.

Os principais objectivos citados pelos visitantes para participar na Hispack foram: encontrar novos produtos, aumentar o seu conhecimento sobre as novas tendências e conhecer outros profissionais do sector. De referir ainda que 44,7% dos visitantes afirmaram ter celebrado pré-acordos e acordos comerciais com expositores.

A próxima edição da Hispack terá lugar de 4 a 7 de maio de 2027 no centro de exposições Gran Via da Fira de Barcelona. Será a 20.ª edição da feira de embalagens, processos e logística no mercado ibérico e incluirá atividades especiais para comemorar o aniversário e destacar o valor da indústria espanhola de embalagens.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    04/09/2024

  • Newsletter iAlimentar

    31/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial