A Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem (AIVE) apresentou novo logotipo e nova identidade visual quando se aproxima a celebração do 50.º aniversário da organização.
O rebranding da AIVE inclui ainda o desenvolvimento de um novo website, em linha com os objetivos da associação de “compromisso com a inovação, a modernidade e a sustentabilidade do setor do vidro de embalagem”.
O novo logotipo respeita a tradição, o peso histórico e económico da AIVE, e reflete o dinamismo, a inovação e a sustentabilidade deste setor industrial. Com um novo lettering, o logotipo é facilmente identificado com o setor de atividade, através das três embalagens de vidro presentes no canto superior esquerdo. A nova imagem foi desenvolvida pela Marco Agency.
Além disso, o site da AIVE foi reformulado com o objetivo de proporcionar uma experiência mais rica, intuitiva e fluida. Com toda a informação sobre a associação, respetivos associados e parceiros, sobre os benefícios das embalagens de vidro, as suas credenciais de sustentabilidade e sobre o processo produtivo, mais recursos visuais, e uma biblioteca que inclui estudos e dossiers do setor assim como vídeos, o site está agora mais completo e confere maior visibilidade a todas ações desenvolvidas pela associação.
O site apresenta duas seções focadas na sustentabilidade e descarbonização, neste último, o site destaca o RODIV2050, um projeto financiado pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), que está a ser desenvolvido pela AIVE em consórcio com a APICER, com o apoio de consultores externos.
Este projeto visa alavancar a descarbonização da indústria do vidro e promover uma mudança de paradigma na utilização dos recursos, através da promoção de um conjunto de ações que vão desde a identificação de áreas de melhoria, de trajetórias custo-eficazes de redução de emissões e identificação de soluções tecnológicas de baixo carbono, bem como a promoção da economia circular, através da reciclagem, ao reintroduzir casco de vidro no processo produtivo e a utilização de biocombustíveis como o Hidrogénio verde ou o Biometano, promovendo sempre a inovação em áreas que conduzam esta indústria às metas da neutralidade carbónica.
A AIVE representa um setor com um peso importante na economia portuguesa: três empresas (BA Glass, Vidrala e Verallia Portugal), seis unidades fabris, mais de 800 milhões de euros de volume de negócios, cerca de 3.500 trabalhadores e mais de 50% de vendas diretas para mercados externos. Anualmente, saem dos fornos de fusão de vidro, em Portugal, mais de seis mil milhões de embalagens para a indústria alimentar.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa