A 3.ª edição da Lisbon Food Affair está marcada para os dias 10 a 12 de fevereiro de 2025, na Feira Internacional de Lisboa (FIL). Este encontro exclusivamente profissional é uma plataforma de interação entre players nacionais e internacionais do sector alimentar, com o objetivo de se estabelecer como um ponto de encontro para negócios entre a Europa, África, Ásia e Américas, além de abranger o mercado português.
A Lisbon Food Affair atende às necessidades das empresas, abordando temas sobre o futuro da alimentação, as mudanças estratégicas no posicionamento das empresas e das marcas, dotar os players de respostas relativamente a questões logísticas, identificar novos mercados e oportunidades de negócios diferenciadas, bem como estabelecer as pontes necessárias para as transacções internacionais, beneficiando a economia e as exportações.
A Lisbon Food Affair valoriza a produção nacional, a inovação, a sustentabilidade e a internacionalização, como eixos estratégicos de atuação, destacando-se como um impulsionador do setor alimentar português, não apenas em produtos alimentares e bebidas, mas também em equipamentos, máquinas e tecnologias.
A Lisbon Food Affair funciona como um centro de negócios entre compradores de vários países, defendem os promotores.
A produção nacional ganha destaque pelo desenvolvimento de novos produtos baseados em tecnologias inovadoras e ambientalmente sustentáveis. A excelência, diferenciação e autenticidade dos produtos portugueses são altamente valorizadas pelos compradores internacionais, sendo este um dos aspetos mais valorizados.
Promover a participação das várias regiões de Portugal e aumentar a oferta de produtos de excelência é crucial para atender à crescente procura por parte dos compradores internacionais.
No mercado interno é junto dos profissionais da grande distribuição, comércio a retalho e especializado e da restauração, incluindo chefs nacionais e estrangeiros, que a Lisbon Food Affair tem gerado grande interesse.
A Lisbon Food Affair promoveu a vinda de compradores internacionais através de um programa de buyers selecionados, proporcionando uma oportunidade única para conhecer produtos portugueses e ofertas de empresas internacionais. Em 2024, o programa trouxe 50 compradores internacionais, resultando em mais de 500 reuniões B2B e gerando oportunidades de negócio superiores a 25 milhões de euros.
Em 2024, compradores de países como Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Argentina, Bahrain, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Chipre, Colômbia, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Equador, França, Grécia, Hong Kong, Índia, Irlanda, Itália, Lituânia, Marrocos, México, Omã, Países Baixos, Polónia, Reino Unido, Roménia, Tunísia, Turquia, EUA e Uruguai participaram do evento.
Para 86% dos compradores participantes, o evento superou as expectativas, com classificações de “satisfeitos ou muito satisfeitos” em relação às reuniões realizadas.
De realçar que a Lisbon Food Affair, além de um evento de negócios e network, promove o know-how e a análise dos grandes temas do setor. O evento certame inclui conferências, talks, apresentações e showcookings que abordam a inovação, a sustentabilidade, a internacionalização e as novas tendências como digitalização e inteligência artificial.
Dados da Edição de 2024
Expositores:
90% atingiram ou superaram os objetivos estabelecidos;
88% perspetivou a concretização de negócios;
70% confirmaram impacto positivo no volume de negócios;
88% avaliaram a qualidade e potencial de negócio com visitantes nacionais como bom ou muito bom, com 75% de satisfação em relação aos compradores internacionais;
90% tencionam participar em 2025.
Visitantes Profissionais:
69% compareceram com a intenção de realizar negócios;
94% afirmaram que a LFA correspondeu ou superou as expectativas;
94% referiram que a LFA contribui para o crescimento económico do sector;
92% pretendem visitar a próxima edição em 2025;
94% recomendam a visita a outros profissionais do sector.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa