O armador português de transporte marítimo de cargas, escolheu a solução Vodafone Smart Container, totalmente desenhada e fabricada em Portugal, para monitorizar a localização e integridade dos seus contentores de transporte marítimo, contribuindo para melhorar ainda mais a eficiência da sua operação.
O dispositivo tecnológico foi instalado em 90% da frota de contentores desta empresa do grupo ETE, que transporta carga por mar entre Portugal Continental, Açores, Madeira e Cabo Verde.
A solução adotada permite determinar a localização geográfica dos contetores, além de detetar e alertar para impactos físicos que possam danificá-las ou, no limite, inutilizá-las, prevenindo esses danos.
Desenvolvido pela start-up Sensefinity e recorrendo a hardware produzido pela empresa HFA, o tracker do Vodafone Smart Container está equipado com um sensor e um acelerómetro que identificam a data, a hora, o local e o ponto específico do contentor que sofreu o impacto ou a avaria. Munido de GPS e com uma bateria com sete anos de autonomia, foi otimizado para funcionar sobre a rede móvel da Vodafone.
“O facto de termos o maior armador português como primeiro Cliente desta solução é um motivo de orgulho para a Vodafone, tanto mais que leva a bordo inovação made in Portugal até vários pontos do mundo”, afirma Henrique Fonseca, administrador da Unidade de Negócios Empresariais da Vodafone Portugal.
Matthieu Roger, administrador da Transinsular, explica que “esta tecnologia permite à Transinsular otimizar 20% a rotação dos seus contentores e reduzir custos operacionais, contribuindo diretamente para um aumento significativo da eficiência de toda a operação com reflexos positivos no serviço ao cliente, que é desde sempre a nossa prioridade.”
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa