O novo estudo da GlobalData analisa o impacto dos regulamentos de sustentabilidade na União Europeia e as implicações da nova regulação sobre desflorestação (EUDR) para as cadeias de abastecimento de produtos essenciais a nível mundial.
O impacto do cumprimento dos regulamentos pode ascender a 1,5 mil milhões de dólares, contando apenas com as empresas que operam nas cadeias de abastecimento de produtos de óleo de palma e seus derivados e de borracha. Segundo a GlobalData, “esta situação poderá conduzir a aumentos de preços, uma vez que as empresas poderão repercutir nos consumidores os custos adicionais decorrentes do cumprimento dos requisitos do EUDR”.
De acordo com a GlobalDta, as categorias de alimentos, bebidas e produtos de higiene pessoal suscetíveis de serem mais afetadas pelos aumentos de preços de retalho devidos ao EUDR incluem o café, o chocolate, as alternativas à carne à base de soja e os produtos à base de óleo de palma e seus derivados, incluindo centenas de produtos de higiene pessoal como o champô.
Embora as empresas que operam nas cadeias de abastecimento possam absorver alguns dos custos, é provável que uma boa parte dos prémios de conformidade seja transferida para os consumidores da UE sob a forma de aumentos dos preços de alimentos e bebidas e outros produtos.
O EUDR tem por objetivo reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e ajudar a limitar a perda de biodiversidade, influenciando a ação global em matéria de alterações climáticas, visando os produtos de base ligados à desflorestação.
Mediante o novo regulamento as empresas que comercializam determinados produtos essenciais e que pretendem negociar na UE têm de provar que o seu produto e a sua cadeia de valor estão isentos de desflorestação.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa