Denios Portugal
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Estudo da GlobalData

Óleo de Palma e borracha: Regulação relativa à desflorestação pode custar 1,5 mil milhões

11/07/2024
As cadeias de abastecimento mais afetadas deverão ser as do café, do chocolate, das alternativas à carne à base de soja e dos produtos à base de óleo de palma e seus derivados, incluindo centenas de produtos de higiene pessoal como o champô.
Imagen

 

O novo estudo da GlobalData analisa o impacto dos regulamentos de sustentabilidade na União Europeia e as implicações da nova regulação sobre desflorestação (EUDR) para as cadeias de abastecimento de produtos essenciais a nível mundial.

O impacto do cumprimento dos regulamentos pode ascender a 1,5 mil milhões de dólares, contando apenas com as empresas que operam nas cadeias de abastecimento de produtos de óleo de palma e seus derivados e de borracha. Segundo a GlobalData, “esta situação poderá conduzir a aumentos de preços, uma vez que as empresas poderão repercutir nos consumidores os custos adicionais decorrentes do cumprimento dos requisitos do EUDR”.

De acordo com a GlobalDta, as categorias de alimentos, bebidas e produtos de higiene pessoal suscetíveis de serem mais afetadas pelos aumentos de preços de retalho devidos ao EUDR incluem o café, o chocolate, as alternativas à carne à base de soja e os produtos à base de óleo de palma e seus derivados, incluindo centenas de produtos de higiene pessoal como o champô.

Embora as empresas que operam nas cadeias de abastecimento possam absorver alguns dos custos, é provável que uma boa parte dos prémios de conformidade seja transferida para os consumidores da UE sob a forma de aumentos dos preços de alimentos e bebidas e outros produtos.

O EUDR tem por objetivo reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e ajudar a limitar a perda de biodiversidade, influenciando a ação global em matéria de alterações climáticas, visando os produtos de base ligados à desflorestação.

Mediante o novo regulamento as empresas que comercializam determinados produtos essenciais e que pretendem negociar na UE têm de provar que o seu produto e a sua cadeia de valor estão isentos de desflorestação.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    18/12/2024

  • Newsletter iAlimentar

    11/12/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial