A competição nacional da 8.ª edição do Prémio Ecotrophelia Portugal, organizada pela PortugalFoods, decorre no próximo dia 12 de julho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. O grande vencedor irá representar Portugal na competição Ecotrophelia Europe, que se realiza num dos maiores certames mundiais do setor agroalimentar, a SIAL Paris, em outubro.
Ao todo, oito equipas finalistas a concurso vão apresentar produtos alimentares inovadores e sustentáveis, perante um exigente júri. São mais de três dezenas de jovens estudantes, de áreas multidisciplinares e provenientes de universidades de todo o país que vão responder ao desafio. Os produtos devem refletir as novas tendências de mercado e respeitar os princípios da economia circular e apresentar produtos alimentares e bebidas para todos os gostos, com ingredientes surpreendentes, dando prioridade no combate ao desperdício alimentar e demonstrando a sua viabilidade comercial.
O júri é composto por especialistas em inovação alimentar e stakeholders ligados ao setor agroalimentar selecionados pela sua notoriedade e competência.
Há vários prémios a concurso, com o objetivo de explorar oportunidades para os protótipos evoluírem até ao mercado, mas só uma equipa será a grande vencedora e irá representar o país no concurso Ecotrophelia Europe.
As oito equipas reúnem três dezenas de estudantes de sete instituições académicas, uma das quais pela primeira vez (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa). A Universidade de Aveiro apresenta três projetos.
Organizado desde 2017 pela PortugalFoods, o Prémio Ecotrophelia Portugal tem o Alto Patrocínio da Presidência da República e o apoio da Câmara Municipal do Porto, da Agência Nacional de Inovação (ANI) e da APCER. Este ano conta também, pela primeira vez, com o apoio do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) e do Porto Research, Technology & Innovation Center (PORTIC). Participam ainda as consultoras Ivity e MarketAccess.
A representação portuguesa no Ecotrophelia Europe já obteve distinções em anos anteriores. Em 2020 foi grande vencedora e, em 2022, alcançou a segunda posição do pódio europeu.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa