A Tetra Pak lançou o Tetra Pak Industrial Protein Mixer, uma solução de processo pioneira que elimina a formação de espuma na mistura de proteínas, reduz a perda de produto e os custos operacionais. Estima-se que a formação de espuma, por si só, implica um custo anual de aproximadamente 276.400€, em cenários típicos de produção de alimentos e bebidas.
Os métodos tradicionais de mistura na produção de alimentos líquidos apresentam por vezes problemas de incorporação de ar e formação de espuma, resultando em perda de produto. A inovação tecnológica da Tetra Pak dá resposta ao problema da formação de espuma, mas também melhora a eficiência operacional dos fabricantes de alimentos e bebidas, reduzindo o custo total de propriedade, aumentando as margens e melhorando a qualidade do produto.
O misturador Tetra Pak Industrial Protein Mixer previne a formação de espuma através de um design sofisticado e de um processo de várias etapas que inclui a redução da entrada de ar e a utilização de automatização avançada para otimizar a mistura. O resultado é um processo sem espuma, que minimiza a perda de produto e agiliza os processos a jusante, reduzindo o tempo de paragem para limpeza e manutenção do equipamento.
A formação de espuma também promove a oxidação, o que reduz o prazo de validade do produto sendo frequentemente combatida pela adição de agentes anti-espuma, como o óleo de silicone. Estes aditivos deixam de ser necessários com o Tetra Pak Industrial Protein Mixer, o que resulta num produto com menos aditivos, menos oxidação dos nutrientes e um prazo de validade mais alargado.
Da adição de soro de leite em pó a proteínas vegetais e derivadas de fermentação, o misturador pode ser utilizado num amplo espectro de aplicações industriais. Paralelamente, as suas funcionalidades de gestão da produção, de pequenos lotes de teste a produções em grande escala até 50.000 litros por hora, garante elevada adaptabilidade e eficiência.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa