A CHEP organizou o “AirShared”, o 3.º Encontro de Transporte Colaborativo, com a presença de mais de 30 clientes, fabricantes, distribuidores e operadores logísticos.
O operador multinacional de pooling de paletes e soluções inovadoras para a cadeia de valor, CHEP, organizou o 3.º Encontro de Transporte Colaborativo em Espanha, o “AirShared” para reforçar a necessidade de colaboração entre todas as empresas envolvidas na cadeia de abastecimento para gerar modelos mais eficientes e sustentáveis.
O evento, que decorreu no espaço Aster, em Madrid, contou com a presença de mais de 70 participantes em representação de fabricantes nacionais e multinacionais, distribuidores, operadores logísticos, associações e transportadores, no maior evento AirShared até à data.
Vicente Molla, diretor-geral da CHEP Espanha, afirma que "este evento é uma grande oportunidade para reunir players relevantes do setor e para debater o seu futuro e a necessidade de colaboração. A procura de eficiência, a redução da pegada de carbono e o impulso para a inovação e digitalização na cadeia de valor são questões que devemos ter em conta e que todos os intervenientes no sector estão a tentar alcançar.
O encontro debateu a procura de modelos de cadeia de abastecimento mais eficientes e sustentáveis; a otimização do transporte através da utilização de camiões de grande volume (duotrailers) em circuitos fechados; a promoção de fluxos intermodais de longa distância e a utilização de combustíveis alternativos, como o HVO, elétrico, biodiesel e gás natural.
Estiveram também em destaque os resultados alcançados ao longo dos últimos anos graças à AirShared, que além de dar nome ao evento, é uma comunidade colaborativa, promovida pela CHEP, criada em 2019. A organização reúne empresas que partilham os mesmos valores e compromissos com a mobilidade sustentável, a economia colaborativa, a inovação e a economia circular num espaço aberto para promover a cultura da colaboração.
Atualmente, a comunidade AirShared conta já com 56 empresas envolvidas e 59 linhas de colaboração em funcionamento, o que representa 23.122 camiões por ano e uma poupança anual de 3.074 toneladas de CO2 e 5,16milhões de quilómetros.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa