Evento de negócios e networking é também dedicado ao know-how e à análise dos grandes temas do setor
A segunda edição da Lisbon Food Affair (LFA) posicionou o evento como “o mais importante nos setores da alimentação e bebidas, tecnologia alimentar e canal HORECA realizado em Portugal”, de acordo com a organização
A Lisbon Food Affair regressa à FIL de 10 a 12 de Fevereiro de 2025, depois de a última edição, realizada em fevereiro, se afirmar como uma feira de referência para posicionar as empresas portuguesas da indústria alimentar no mercado internacional. Neste artigo, conheça os produtos mais inovadores distinguidos no evento com os prémios LFA Innovation.
A próxima edição realiza-se de 10 a 12 de Fevereiro de 2025.
Num balanço “muito positivo”, o evento converteu a FIL, durante três dias (entre 4 e 6 de fevereiro) num “palco de grandes negócios, resultantes da interação entre a generalidade dos expositores, que aproveitaram este evento para apresentar produtos altamente diferenciados e inovadores, e os milhares de visitantes profissionais, entre os quais responsáveis de grandes grupos de distribuição e grandes cadeias da área da restauração, que elegeram a Lisbon Food Affair (LFA) como a grande montra para identificar novos produtos e soluções e fazer negócios”, conclui a organização da LFA.
Em destaque esteve igualmente o programa de hosted buyers, que trouxe ao evento 50 compradores internacionais de vários países e que realizaram mais de 500 reuniões B2B com as empresas participantes no programa, gerando oportunidades de negócio, que, segundo a informação prestada, superam os 25 milhões de euros.
Para 86% dos buyers participantes, este evento superou as expetativas, afirmando estar “satisfeitos ou muito satisfeitos” nas classificações individuais que atribuíram a cada uma das reuniões em que participaram. Este é um sinal que demonstra a adequação entre as empresas participantes e os buyers convidados.
Para Marina Calheiros, gestora do evento, “estes são números que naturalmente nos deixam muito satisfeitos e que aumentam a nossa responsabilidade na próxima edição”. “O grande objetivo do Lisbon Food Affair é gerar negócios, e este objetivo foi amplamente atingido”, afirmou, destacando “o papel fundamental dos diversos parceiros da Lisbon Food Affair nos resultados obtidos”.
De realçar ainda que a LFA, para além de um evento de negócios e networking é também um evento dedicado ao know-how e à análise dos grandes temas do setor. Assim, é de destacar o elevado índice de participação nas mais de 50 conferências, talks, apresentações e showcookings, onde se abordaram temas ligados à inovação, sustentabilidade e internacionalização, bem como novas tendências para o setor e o impacto da Inteligência Artificial na indústria alimentar.
O evento contou com a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e do secretário de estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, que destacaram a importância da Lisbon Food Affair para o crescimento do setor em Portugal e o posicionamento das nossas empresas nos mercados internacionais.
“O grande objetivo do Lisbon Food Affair é gerar negócios”.
No âmbito da LFA 2024, foram entregues os Prémios LFA Innovation, cujos vencedores foram anunciados durante o evento.
Os produtos distinguidos nas três categorias a concurso foram:
A iAlimentar é Media Partner do Lisbon Food Affair e, na qualidade de revista especializada na indústria agroalimentar, integrou o júri dos Prémios LFA Innovation, o qual foi também constituído por representantes da FIPA - Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, VdA - Vieira de Almeida, Ministério dos Negócios Estrangeiros e revista Grande Consumo.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa