Denios
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Inovação na reciclagem

SPV, Tetra Pak e Valorsul investem em robot de triagem com IA

05/06/2024
A solução da Recycleye, a primeira em Portugal, utiliza visão computacional e robótica para detetar e separar automaticamente os resíduos e será instalada para melhorar a recuperação das embalagens de cartão para bebidas.
Imagen

A Valorsul , empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos da zona de Lisboa e Região Oeste, anunciou um investimento numa inédita tecnologia de triagem robotizada em Portugal.

Em colaboração com a Sociedade Ponto Verde e com a Tetra Pak, será instalada uma tecnologia de triagem digital automatizada da Recycleye nas instalações da Valorsul, em Lisboa, que irá permitir uma maior capacidade de triagem e um aumento do volume de embalagens de cartão para bebidas triadas e enviadas para reciclagem.

A solução da Recycleye utiliza visão computacional e robótica para detetar e separar automaticamente os resíduos e visa melhorar a recuperação das embalagens de cartão para bebidas.

A Sociedade Ponto Verde está a cofinanciar e a apoiar o projeto, através do seu programa de inovação aberta re_source, juntamente com a Tetra Pak, permitindo à Valorsul aumentar o número de embalagens de cartão para bebidas separadas para reciclagem, fornecendo um maior volume de recicláveis a partir da fábrica e assegurando que mais resíduos de embalagens da zona de Lisboa são reciclados.

A solução, Recycleye Robotics, já foi implementada com sucesso em instalações de triagem em todo o Reino Unido e noutros locais da Europa e utiliza uma base de dados única de imagens de resíduos para detetar com precisão os materiais a triar.

O Recycleye Robotics utiliza a IA (Inteligência Artificial) para identificar visualmente os objetos, incluindo os que são feitos com várias camadas de materiais, como as embalagens de cartão para bebidas.

Anteriormente, a deteção automática de embalagens de cartão para bebidas era um desafio para a tecnologia de triagem tradicional, o que levava a que menos artigos fossem triados para reciclagem.

Quando os artigos passam ao longo do tapete, o sistema Recycleye Vision analisa e regista os dados de cada objeto detetado, fornecendo uma análise quase em tempo real sobre a composição dos materiais. O sistema pode selecionar os objetos de forma mais consistente e precisa do que um ser humano e pode funcionar 24 horas por dia e 7 dias por semana, se necessário.

As perspetivas dos parceiros

A propósito do investimento, António Afonso, da Valorsul, diz: “esta inovação permitir-nos-á, não só separar mais material para reciclagem, apoiando os objetivos ambientais de Lisboa, mas também compreender as oportunidades mais amplas que a triagem robótica oferece noutras áreas do nosso negócio”.

Ingrid Falcão, sustainability manager da Tetra Pak Iberia, refere: “a utilização da IA vai permitir uma separação mais precisa de mais embalagens e garantir que materiais valiosos não se perdem e que são reutilizados para benefício da economia portuguesa”.

Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, afirma: “a utilização de uma solução digital como a Recycleye permitir-nos-á recolher dados e informações, melhorando assim a nossa compreensão do volume de embalagens de cartão recicladas”.

Matias Gualtieri, Technical Sales manager para a Ibéria da Recycleye, concluiu que “a utilização de IA para detetar e separar os resíduos de embalagens de cartão para alimentos e bebidas é uma solução inovadora para responder ao desafio de aumentar a reciclagem em Portugal”.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    12/06/2024

  • Newsletter iAlimentar

    05/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial