Esta segunda reflexão anual sobre a biodiversidade centrou-se no desenvolvimento de estratégias para uma agricultura mais biodiversa e mais resiliente e contou com a partilha de conhecimento de investigadores e peritos com conhecimento desenvolvido em diversas áreas relacionadas com o tema principal.
A propósito desta iniciativa Jorge Soares, administrador da Organização de Produtores hortofrutícolas da região Oeste (Campotec), afirmou que “o Clube de Produtores Continente está a marcar uma nova era na agricultura nacional”.
Nuno Oliveira da Natural Business Intelligence (NBI) e parceiro do Clube de Produtores Continente para a agroecologia, disse que “nós precisamos que cada ação conte”, ressalvando o papel do CPC junto da produção nacional.
O (CPC) lançou, em 2021, a Declaração para a Sustentabilidade, alinhada às ambições da Comissão Europeia, no âmbito da Estratégia do Prado ao Prato, bem como às metas estabelecidas pela MC no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade.
Um dos princípios da Declaração é a promoção da biodiversidade nos pomares e olival, nas culturas cerealíferas (trigo, centeio e arroz), nas vinhas e na produção agropecuária que fazem parte dos produtores do CPC.
O Clube de Produtores Continente incentiva as melhores práticas de produção e a preservação da biodiversidade, contanto com um total de 340 produtores e mais de 570 milhões de euros em compras à produção nacional, que se refletem em mais de 240 mil toneladas de produtos.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa