Em 2024, a campanha tem como objetivo desmistificar conceções erradas sobre a batata, destacando os seus benefícios e versatilidade. A campanha foi lançada oficialmente em 21 de maio de 2024 e prolonga-se até 30 de setembro.
A iniciativa conta com o apoio da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e a adesão das principais cadeias de distribuição, sendo financiada pelos associados da Porbatata e pelo Crédito Agrícola.
A protagonista da campanha é a “Miss Tata”, a representação emblemática da batata nacional, que incentivará a participação e envolvimento nas redes sociais.
O objetivo é incentivar o consumo consciente da batata e derrubar conceitos ultrapassados, revelando a versatilidade e os benefícios nutricionais. Desde o tradicional prato até às receitas inovadoras, a batata é um alimento indispensável, explica a associação em comunicado.
Os dados mais recentes revelam uma acentuada evolução. Após uma queda significativa em 2022, a produção de batata em 2023 deu lugar a uma recuperação, alcançando 356.580 toneladas em Portugal, segundo dados provisórios do Eurostat.
As exportações subiram 74% em 2023, segundo dados provisórios do INE, e 90% dessas exportações são aparentemente relativas a mercado de indústria (processamento de batata).
Mensagens da campanha
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa