Denios
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Zero Spring Release 2024

Teimas lança versão atualizada do software de gestão de resíduos para grandes empresas

28/05/2024
A Teimas anunciou o lançamento da nova versão do Zero, desta vez a Spring Release 2024, uma solução vocacionada para a melhoria da gestão de resíduos de grandes empresas, nomeadamente empresas internacionais com operações em Portugal.
Imagen

A Teimas é especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a gestão profissional de resíduos e para a economia circular.

Com a atualização, as grandes empresas podem agora incluir informações sobre os resíduos que entram na empresa. Além disso, a Zero Spring Release 2024 permitirá gerir a submissão do Mapa Integrado de Registo de Resíduos (MIRR).

O software digitaliza a cadeia de valor de resíduos, facilitando o cumprimento da atual regulamentação em matéria de sustentabilidade ambiental, de que é exemplo a Diretiva relativa aos relatórios de sustentabilidade das empresas (CSRD) ou as novas normas de relato de sustentabilidade (NEIS ou ESRS).

Esta plataforma, baseada na nuvem, foi lançada em 2018 e já funciona com vários complexos industriais localizados em Portugal, agilizando a preparação de inspeções, auditorias e relatórios de sustentabilidade.

Na nova versão, o Zero tem uma opção que permite às grandes empresas incluir, também, informações sobre os resíduos que entram na empresa.

A partir de agora, “uma empresa que produz combustíveis e pretende produzir biodiesel pode agora registar os óleos usados que recebe, matérias-primas essenciais para a produção deste combustível, no Zero”, explica Cristina Vázquez, diretora-geral da Teimas.

Zero Spring Release 2024 é compatível com outras plataformas e arquivos, centralizando a gestão de resíduos num único local. Esta recolha permite a visualização de dados históricos e a criação de relatórios. A plataforma foca-se ainda no controlo dos movimentos dos resíduos gerados, permitindo certificar a sua rastreabilidade.

A plataforma Zero está adaptada ao mercado português, para que as empresas internacionais que operam no país possam cumprir a regulamentação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Deste modo, as empresas que transportam resíduos em Portugal podem emitir a Guia Electrónica de Acompanhamento de Resíduos (eGAR), um documento eletrónico que acompanha todas as transferências de resíduos (RP e RNP).

A nova atualização pode gerir a submissão do MIRR, um documento exigido pelo governo português a todas as empresas com mais de 10 colaboradores. O objetivo deste documento é registar todos os resíduos produzidos no país, o seu tratamento e as empresas envolvidas na sua gestão ao longo de um ano civil.

O utilizador pode retirar do software o relatório anual, disponível em apenas alguns cliques, mas também selecionar o intervalo de tempo para fazer controlos parciais ou totais ao longo do ano em curso.

Zero Spring Release 2024 permite a gestão da documentação legal de resíduos em toda a Península Ibérica através de plataformas electrónicas governamentais, plataformas regionais, a plataforma ministerial E-sir (Espanha) e a plataforma Siliamb (Portugal).

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    12/06/2024

  • Newsletter iAlimentar

    05/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial