Denios
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

No âmbito da Hispack 2024

Liderpack: prémios entregues. Inscrições para nova edição abertas

23/05/2024

Prémios Liderpack 2023 “melhor da competição” foram entregues à embalagem blister reciclável da Rotorprint, ao “Panettone 118” de Mr. Ripley, em ex aequo, e à Lancôme Summer Animation da Adaequo, na categoria de ponto de venda. Estão abertas as inscrições para a próxima edição.

Imagen

Os vencedores dos Prémios Liderpack 2023 para a Embalagem e a Publicidade no Ponto de Venda (PDV) receberam os seus prémios no dia 8 de maio na Hispack.

Um total de 45 candidaturas foram distinguidas como os melhores projetos de embalagem e de PDV do ano passado. No final da cerimónia, foram revelados os vencedores do prémio especial “melhor da competição”, atribuído pelo júri, que foi atribuído à embalagem blister farmacêutica reciclável da Rotorprint e ao “Panettone 118” de Mr Ripley, ex aequo, na categoria de embalagem, e à Lancôme Summer Animation by Adaequo, na especialidade PVD.

Na sua intervenção, o presidente da Associação Espanhola de Embalagem e do júri dos Prémios Liderpack, Julio Berdún, destacou o aumento das candidaturas e a inovação orientada para a sustentabilidade. Berdún referiu ainda a ligação dos Liderpack Awards, de Espanha, com os WorldStar Awards, o concurso de embalagem mais importante do mundo, organizado pela Organização Mundial de Embalagem (OMP), no qual se inscrevem embalagens e produtos de embalagem de mais de 40 países.

Prémios 2023

Na edição de 2023 dos Liderpack Awards, foram atribuídos 31 prémios na categoria de embalagem, oito na categoria de PDV e seis na categoria “Young Design”.

Entre as empresas premiadas há algumas com mais de um Liderpack como a Adaequo, que foi a grande vencedora com cinco troféus, seguida pela Smurfit Kappa que obteve quatro, a Rotorprint, três, e a International Paper, Coreti, DS Smith Tecnicarton e Hinojosa Packaging Group, dois cada. As restantes empresas galardoadas são: Altavia Iberica, Alzamora Group, Climesa, Codintec, Copack, DeBonaTinta Estudi Gràfic, Estúdio Gráfico 21, Flexomed, Garrofé, Gráficas Varias, Grupo Fatecsa, L'Estudi Creatiu, Mr. Ripley, Ovelar, Sleever International, Studio One Eleven, Tot Display, Vegabaja Packaging e Wondu.

Os vencedores na categoria “Young Design” foram os projectos desenvolvidos por estudantes da Universidade Politécnica de Madrid, Mondragon Unibertsitatea, Universidade de Saragoça e Elisava.

Em termos gerais, a sustentabilidade foi o denominador comum de muitas das soluções premiadas. Houve também inovações interessantes em termos de ergonomia, funcionalidade, grafismo e design, e otimização logística. Na categoria das embalagens, destacou-se a utilização de monomateriais, principalmente cartão, ou de materiais plásticos 100% reciclados e recicláveis. Verificou-se também uma tendência para a redução da quantidade e do peso das matérias-primas utilizadas ou a eliminação de elementos supérfluos, bem como a introdução de processos de fabrico mais eficientes e a impressão com tintas e vernizes mais ecológicos. Os trabalhos de PDV optaram por soluções de auto-montagem, maioritariamente em cartão, com elevada visibilidade, resistência e durabilidade, e com menor impacto ambiental.

Lançamento dos prémios Liderpack 2024

A organização lançou ainda os Prémios Liderpack 2024. Fabricantes, agências de publicidade e branding, designers e marcas já podem apresentar as suas melhores soluções de embalagem e de Publicidade no Ponto de Venda (PDV) ao concurso anual organizado pela Graphispack Association e pelo salão Hispack da Fira de Barcelona.

Os Prémios Liderpack são, desde 1995, os prémios mais importantes atribuídos em Espanha no âmbito da embalagem e do PVD. Todos os anos promovem e reconhecem a inovação e a criatividade das empresas e dos profissionais envolvidos no fabrico e no design de embalagens, rótulos e elementos de PDV em Espanha. Por sua vez, os estudantes concorrem na categoria “Design Jovem” através dos Prémios Nacionais de Design e Sustentabilidade da Embalagem e do Acondicionamento que o Cluster de Inovação da Embalagem organiza há 15 anos, cujos vencedores e finalistas concorrem automaticamente aos prémios Liderpack.

Categorias Embalagem

Todos os projetos apresentados a concurso devem ter sido fabricados em Espanha em 2023 e no primeiro semestre de 2024. Existem 17 categorias na especialidade de embalagem:

  • bebidas;
  • alimentos;
  • farmácia e parafarmácia;
  • eletrónica,
  • imagem e som;
  • saúde e beleza;
  • produtos domésticos;
  • embalagem premium (média e alta gama);
  • logística e distribuição;
  • inovação em processos ou máquinas de embalagem;
  • “save food” (embalagens que evitam o desperdício de alimentos);
  • diversos (embalagens para o resto dos sectores);
  • comércio eletrónico;
  • rotulagem e decoração de embalagens;
  • Pet (animais de estimação);
  • embalagens digitais.

Como categorias especiais, foram criados jovens projectos de design e de inovação para designers “independentes e profissionais independentes”.

Categorias Publicidade no Ponto de Venda

  • bebidas, alimentação, farmácia e parafarmácia;
  • eletrónica, imagem e som;
  • saúde e beleza;
  • produtos para o lar;
  • diversos;
  • design jovem.

Os vencedores desta especialidade recebem o troféu Liderpack-PLV Popai Award, um prémio reconhecido pela SHOP!, a Associação Mundial de Marketing e Retalho, representada em Espanha pela Popai Espanha, que opera em 45 países e que confere a estes trabalhos uma maior visibilidade no mercado externo.

Prémios especiais Liderpack

  • Sustentabilidade na Embalagem ao trabalho que se destaque em eco-design, materiais sustentáveis e processos de fabrico amigos do ambiente,
  • “Best in Show” (o melhor da competição) aos dois trabalhos mais destacados da competição nas secções de embalagem e Ponto de Venda.

Finalmente, entre os vencedores da categoria Embalagem, o júri seleccionará também vários trabalhos para representar a Espanha nos WorldStar for Packaging Awards e deixa em aberto a possibilidade de os restantes premiados se apresentarem a título individual, a expensas próprias. Os vencedores da categoria Young Design participarão automaticamente nos WorldStar Student Awards.

O prazo para a apresentação de candidaturas aos Prémios Liderpack 2024 termina a 20 de setembro. As candidaturas devem ser apresentadas através do sítio Web.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    12/06/2024

  • Newsletter iAlimentar

    05/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial