Denios Portugal
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
2.ª campanha #PlantHealth4Life já começou

Europa unida para apoiar a fitossanidade, a biodiversidade e a economia

23/05/2024

A campanha #PlantHealth4Life é liderada pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), a Comissão Europeia (CE) e mais de duas dezenas de países europeus. Em Portugal, a coordenação é da Direção Geral de Alimentação e Veterinária - DGAV.

Imagen

Um conjunto de parceiros europeus lançou a 2.ª edição da campanha #PlantHealth4Life, que visa sensibilizar para as profundas ligações entre a fitossanidade e a nossa vida quotidiana, estimulando a ação dos cidadãos para proteger a saúde das plantas.

Muitos cidadãos europeus ainda não estão suficientemente sensibilizados para a importância da fitossanidade e importa aumentar a consciência coletiva sobre os riscos para a saúde das plantas e sobre o papel que cada um de nós tem de desempenhar para as proteger.

A campanha é liderada pela EFSA e conta com a participação da Comissão Europeia (CE) e envolve 21 Estados-membros e um país candidato, duplicando o alcance em relação ao ano anterior. Em Portugal a coordenação é da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Este ano, há muitas oportunidades de participar na campanha, que percorrerá feiras, exposições e escolas nos países participantes. Visite o website da DGAV e Redes Sociais da direção geral para acompanhar as novidades!

A EFSA recorda que as plantas constituem 80% dos alimentos que consumimos e limpam o ar que respiramos. Além disso, plantas saudáveis significam um bom rendimento agrícola, com impacto na disponibilidade de alimentos e nos seus preços para os consumidores.

As alterações climáticas e as atividades humanas, como o comércio e as viagens, colocam as plantas sob forte pressão; a propagação de pragas e doenças das plantas pode ter consequências económicas, sociais e ambientais devastadoras.

A empresa recorda a que aconteceu com o míldio da batata, que, em meados do século XIX, levou a uma perda devastadora de colheitas, o que constituiu um fator-chave para a fome da batata na Irlanda.

As ações de cada um e de todos os europeus são fundamentais para manter as plantas saudáveis. Visite o website da campanha #PlantHealth4Life e descubra como pode salvaguardar a saúde das plantas. Encontrará recursos disponíveis em todas as línguas da UE, incluindo materiais de imprensa, publicações nas redes sociais para partilhar nos seus canais e vídeos.

Alguns exemplos de destinatários

  • Um viajante curioso que gosta de explorar o mundo e a natureza.
  • Um jardineiro que cultiva e cuida dos seus legumes, flores e árvores em casa, no seu quintal ou na sua varanda.
  • Um pai preocupado com os alimentos que os seus filhos consomem e desejoso de proteger as comunidades agrícolas, o ambiente e a biodiversidade para as gerações futuras.

Sobre a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) é uma agência da União Europeia criada em 2002 para servir de fonte imparcial de aconselhamento científico aos gestores de riscos e para comunicar sobre os riscos associados à cadeia alimentar.

Coopera com as partes interessadas para promover a coerência dos pareceres científicos da UE e fornece a base científica para as disposições legislativas e regulamentares destinadas a proteger os consumidores europeus dos riscos relacionados com os alimentos — do prado ao prato.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    04/09/2024

  • Newsletter iAlimentar

    31/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial