A feira de embalagens, processos e logística Hispack, realizada em Espanha, terminou na sexta-feira. A edição deste ano recebeu mais 8% de visitantes do que na última edição realizada em 2022, quando registou 24.287 participantes. Acrescem ainda os visitantes que do salão da indústria gráfica, Graphispag, que se realizou em simultâneo. Na sua 19.ª edição, a Hispack reuniu um total de 819 expositores de 28 países.
A organização confirma que “a indústria de embalagens está totalmente envolvida na economia circular”. Do total dos visitantes, 11% eram de fora de Espanha. A sustentabilidade foi a principal protagonista das inovações apresentadas e das atividades de uma edição que ajudou fabricantes e marcas de diferentes sectores a adaptar as embalagens e os processos de produção e logística associados ao novo quadro regulamentar.
Durante quatro dias, o salão da Fira de Barcelona foi uma montra de tendências e soluções em resposta às exigências das alterações legislativas que visam a implementação da economia circular baseada na redução, reciclagem e reaproveitamento.
A 20.ª edição da Hispack terá lugar de 4 a 7 de maio de 2027.
O presidente do salão, Jordi Bernabeu, fez um balanço positivo da feira “que atraiu visitantes com poder de decisão graças a uma poderosa oferta comercial representativa de todo o ciclo de vida da embalagem e a um programa de atividades que promoveu a interação e o debate no sector num momento de transformação como o atual”. Bernabeu também destacou o objetivo de crescimento internacional, atraindo visitantes e compradores de mercados de interesse para as exportações da indústria espanhola de embalagens.
Xavier Pascual, diretor da Hispack, sublinhou “o carácter generalista da feira como um dos seus pontos fortes na hora de reunir profissionais de diferentes indústrias, assim como o seu papel para facilitar a permeabilidade da inovação e o conhecimento cruzado da embalagem entre vários sectores”.
O ministro da Indústria e do Turismo espanhol, Jordi Hereu, visitou o Salão Internacional da Embalagem, no dia do encerramento do certame no centro de exposições Gran Via da Fira de Barcelona. O executivo assinalou “o magnífico termómetro do clima industrial que a feira representa, porque se a embalagem está a ir bem, isso significa que as indústrias utilizadoras estão a aumentar a sua procura”.
O ministro foi acompanhado pelo diretor-geral da Fira de Barcelona, Constantí Serrallonga; pelo presidente da Hispack, Jordi Bernabeu; pela segunda vice-presidente da Câmara de Comércio de Barcelona, Martina Font e pelo diretor da feira, Xavier Pascual, entre outros representantes da indústria da embalagem e diretores da instituição da feira.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa