O vinho tinto de 2012, da Casa de Santar Oito Parcelas, recebeu a distinção “Grande ouro” no concurso Vinhos de Portugal 2024, promovido pela ViniPortugal.
O novo “Grande Ouro” nascido de uma combinação de seis castas: Touriga Nacional (50%), Tinta Roriz (10%), Alfrocheiro (15%), Jaen (10%), Alicante Bouschet e Tinto Cão (7,5%),
O vinho do Dão é “complexo, macio, bem estruturado e com notória persistência final”. A bebida é ideal para acompanhar queijos maturados e iguarias de confeção estruturada, à base de peixes gordos e carnes vermelhas”. É um “vinho distinto e intenso, elegante e com personalidade, que conta com uma cor granada intensa e ligeiros tons acastanhados. No seu aroma revela notas terciárias de grande qualidade, à base de especiarias e frutos secos, perfeito para celebrar momentos especiais”.
A Casa de Santar tem 200 anos de história e tem sido consecutivamente reconhecida neste concurso da ViniPortugal. Entre os prémios destaca-se “Melhor espumante” e “Duplo ouro”, em 2023, com o espumante Casa de Santar Vinha dos Amores Touriga Nacional 2016, e “Melhor vinho do ano” e “Grande ouro” com o vinho Casa de Santar Vinha dos Amores Encruzado 2017, no ano de 2022.
O vinho agora reconhecido por ser adquirido por 75 euros (PVP) em garrafeiras, lojas especializadas ou no site da Casa de Santar Vinhos.
Esta 11.ª edição do concurso Vinhos de Portugal contou com mais de 1.300 referências a concurso, que foram avaliadas por um júri composto por mais de 130 especialistas de diferentes nacionalidades, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas e wine educators.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa