Foto: Universidade de Sheffield.
A investigação conduzida pela Universidade de Sheffield examinou o impacto ambiental dos produtos de plástico em comparação com alternativas não plásticas em vários sectores.
As conclusões revelam que, apesar das preocupações sobre a contribuição dos plásticos para as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), em 15 das 16 aplicações examinadas, os produtos de plástico resultam efetivamente em menos emissões de GEE em comparação com as alternativas.
Foi possível ainda aferir que os plásticos demonstram superioridade em fatores como a intensidade energética durante a produção e a eficiência do peso, contribuindo para a sua reduzida pegada ambiental.
Entre as recomendações, o estudo sublinha a importância de otimizar a utilização do plástico, prolongar o tempo de vida dos produtos, aumentar as taxas de reciclagem e melhorar os sistemas de recolha de resíduos como estratégias eficazes para reduzir as emissões associadas aos produtos de plástico.
Além disso, as embalagens de plástico são destacadas pelo seu papel crucial na preservação da qualidade dos alimentos e na prevenção da sua deterioração, o que, por sua vez, ajuda a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.
O estudo, Replacing Plastics with Alternatives Is Worse for Greenhouse Gas Emissions in Most Cases (Substituir plásticos por alternativas é pior para as emissões de gases com efeito de estufa na maioria dos casos), foi publicado na revista Environmental Science & Technology a que pode aceder neste link.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa