A empresa de engarrafamento Coca-Cola Europacific Partners (CCEP) escolheu Ana Callol para assumir o cargo de diretora-geral da empresa em Portugal e Espanha a partir de 1 de janeiro de 2025, substituindo Francesc Cosano, que se reforma após 35 anos na empresa. A CCEP iniciará um período de transição a 1 de setembro.
A empresa sublinhou que ambos os executivos fazem parte do Comité de Direção da CCEP e participam na conceção e execução da estratégia da empresa. Desta forma, será dada continuidade à atividade da unidade de negócio na região ibérica, que regista o maior volume de negócios da Europa.
Ana Callol será a nova CEO da CCEP Iberia a partir de janeiro de 2025.
Cosano lidera a unidade de negócio Ibéria desde a integração que deu origem à CCEP em 2015 e, antes disso, foi secretário executivo da Coca-Cola Iberian Partners, cargo que assumiu depois de se tornar COO. Cosano também esteve envolvido na integração dos oito engarrafadores espanhóis, incluindo a Cobega, onde ocupou vários cargos.
A partir de janeiro de 2025, Cosano, licenciado em Gestão de Empresas, com um programa de gestão do IESE e um Mestrado em Marketing da EAE, continuará a representar a CCEP a nível institucional em diferentes associações.
“Nestes 35 anos, tive a oportunidade de trabalhar com um excelente grupo de pessoas que foram os arquitetos do que o CCEP é hoje. Gostaria de agradecer ao Comité de Gestão e a todo o Conselho de Administração pela confiança demonstrada durante este tempo. Estou convencido de que o sucesso da nossa atividade em Espanha e Portugal está assegurado na figura de Ana Callol”, disse Cosano.
Callol, por sua vez, liderou, a nível global nos 31 países da CCEP, temas estratégicos para a empresa como Relações Públicas, Sustentabilidade e Comunicação, “combinando a visão estratégica que esta função requer com os objetivos do negócio”, segundo a empresa. Além disso, ocupou outros cargos de responsabilidade em Marketing e Vendas nos seus 23 anos de experiência na Coca-Cola.
É licenciada em Direito e diplomada em Administração de Empresas pela Universidade de San Pablo-CEU, e mestre em Gestão de Empresas e Marketing. Fala cinco línguas: espanhol, inglês, alemão, francês e italiano.
“Agradeço ao Comité de Direção e ao Conselho de Administração a confiança que depositaram em mim para promover o legado e os valores de proximidade, tanto com a nossa equipa como com os nossos clientes, que o Francesc construiu ao longo da sua carreira neste cargo e trabalharei, juntamente com a equipa em Espanha e Portugal, para continuar a desenvolver o nosso negócio”, afirmou Ana Callol.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa