A Consumer Choice Portugal revelou no Dia da Terra alguns dados sobre uma pesquisa recente que visa compreender os hábitos de consumo sustentáveis dos portugueses.
A esmagadora maioria dos inquiridos (92%) revela estar disposta a comprar outra marca caso esta seja mais sustentável. No entanto, a falta de informação clara sobre a sustentabilidade dos produtos e serviços é uma barreira à compra deste tipo de produtos.
No que diz respeito ao momento de compra, 41% dos consumidores optam por marcas mais sustentáveis quando vão às compras, enquanto 59% compram artigos com que já estão familiarizados. Por outro lado, quando falamos das embalagens dos produtos, 46% dos consumidores afirmam que, sobretudo quando há opções mais sustentáveis disponíveis, a embalagem é um fator decisivo na compra. Apenas 12% não concorda que este seja um fator decisivo.
Questionados ainda se a lealdade dos consumidores às marcas pode ser influenciada tendo em conta as iniciativas sustentáveis da empresa, 76% respondeu que sim, e somente 24% garantiu que não influencia a sua escolha. A opção por marcas com iniciativas sustentáveis deve-se sobretudo à preocupação com o futuro do planeta, à preocupação com a sustentabilidade, às medidas positivas para a sociedades que as marcas implementam e ao meio ambiente.
A ConsumerChoice lançou, no ano passado, a Escolha Sustentável, o primeiro sistema de qualificação público que premeia produtos, serviços ou medidas sustentáveis das empresas e marcas que contribuem ativamente para a sustentabilidade a nível social, ambiental e económico.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa