Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Consumidores dispostos a mudar para marcas mais sustentáveis

22/04/2024
A Escolha do Consumidor descobriu que 92% dos consumidores estão dispostos a comprar outra marca caso esta seja mais sustentável e que, para 76%, as iniciativas sustentáveis das empresas podem influenciar a lealdade dos clientes às marcas.
Imagen

A Consumer Choice Portugal revelou no Dia da Terra alguns dados sobre uma pesquisa recente que visa compreender os hábitos de consumo sustentáveis dos portugueses.

A esmagadora maioria dos inquiridos (92%) revela estar disposta a comprar outra marca caso esta seja mais sustentável. No entanto, a falta de informação clara sobre a sustentabilidade dos produtos e serviços é uma barreira à compra deste tipo de produtos.

No que diz respeito ao momento de compra, 41% dos consumidores optam por marcas mais sustentáveis quando vão às compras, enquanto 59% compram artigos com que já estão familiarizados. Por outro lado, quando falamos das embalagens dos produtos, 46% dos consumidores afirmam que, sobretudo quando há opções mais sustentáveis disponíveis, a embalagem é um fator decisivo na compra. Apenas 12% não concorda que este seja um fator decisivo.

Questionados ainda se a lealdade dos consumidores às marcas pode ser influenciada tendo em conta as iniciativas sustentáveis da empresa, 76% respondeu que sim, e somente 24% garantiu que não influencia a sua escolha. A opção por marcas com iniciativas sustentáveis deve-se sobretudo à preocupação com o futuro do planeta, à preocupação com a sustentabilidade, às medidas positivas para a sociedades que as marcas implementam e ao meio ambiente.

A ConsumerChoice lançou, no ano passado, a Escolha Sustentável, o primeiro sistema de qualificação público que premeia produtos, serviços ou medidas sustentáveis das empresas e marcas que contribuem ativamente para a sustentabilidade a nível social, ambiental e económico.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    10/07/2024

  • Newsletter iAlimentar

    03/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial