Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Sustentabilidade das embalagens discutida quarta-feira no Parlamento Europeu

22/04/2024
O Parlamento Europeu realiza esta semana, em Estrasburgo (França), a sessão plenária de encerramento da atual legislatura. Só voltará a reunir em julho, já depois das eleições europeias de junho que definirão o próximo ciclo institucional.
Imagen

No dia 24 de abril, os eurodeputados votam as novas regras para reduzir, reutilizar e reciclar as embalagens. A legislação, que foi, provisoriamente, acordada com o Conselho, tem como objetivo tornar as embalagens utilizadas na UE mais seguras e sustentáveis.

As regras exigem que todas as embalagens sejam recicláveis, minimizem a presença de substâncias nocivas, se reduzam as embalagens desnecessárias, aumentem a utilização de conteúdos reciclados e melhorem a recolha e a reciclagem.

Fonte de resíduos em constante crescimento

Em 2018, as embalagens geraram um volume de negócios de 355 mil milhões de euros na UE. Trata-se de uma fonte de resíduos em constante crescimento; o total da UE aumentou de 66 milhões de toneladas em 2009 para 84 milhões de toneladas em 2021. Os europeus geraram 188,7 kg de resíduos de embalagens por pessoa em 2021, um valor que deverá aumentar para 209 kg em 2030 sem medidas adicionais.

No total, na última sessão da legislatura 2019-2024, os eurodeputados deverão votar 89 textos legislativos – um recorde para uma só sessão, de acordo com a assembleia, superando os 76 da anterior sessão de encerramento (2019) – e ainda sete resoluções, estando previstos vários debates no hemiciclo.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    10/07/2024

  • Newsletter iAlimentar

    03/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial