Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Mercado do café prossegue trajetória ascendente e atinge os 660 milhões de euros

17/04/2024
O mercado do café em Portugal cresceu 8,2% atingindo um valor de 660 milhões de euros em 2023.
Imagen

A análise do sector da Informa D&B explica que para este crescimento contribuíram os aumentos quer o preço do café no ano passado, quer o consumo privado. Este setor está em crescimento desde 2021, depois da contração verificada em 2020, devido à pandemia.

Espanha é o principal destino das exportações (28%) e das importações (33%). Fonte: Informa D&B

Espanha é o principal destino das exportações (28%) e das importações (33%). Fonte: Informa D&B.

Ainda em 2023, as exportações de café torrado e solúvel atingiram os 123 milhões de euros, o que representa um crescimento de 2,5% face ao ano anterior, enquanto as importações aumentaram 18,1%, para os 254 milhões de euros.

Espanha é o principal destino das exportações portuguesas de café, com um peso de 28%, à frente da França, do Reino Unido e da Rússia. Espanha e França são os principais países de origem das importações, com 33% e 29% do total, respetivamente.

O setor conta com 88 operadores (indústria do café e do chá). A zona Norte concentra o maior número de empresas (39%), seguida de Lisboa e do Alentejo.

Predominam as empresas de pequena dimensão, que operam de par de um número reduzido de grandes companhias, algumas delas com uma oferta diversificada e que estão presentes tanto no canal de alimentação (distribuição) como no canal Horeca (hotéis, restaurantes e cafés).

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    10/07/2024

  • Newsletter iAlimentar

    03/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial