Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

ADENE reforça cooperação energética com Coreia do Sul

01/04/2024
Numa missão estratégica, a ADENE, Agência para a Energia reforçou laços e explorou oportunidades de colaboração com parceiros na Coreia do Sul.
Imagen

A missão estratégica, liderada pelo presidente da ADENE, reforçou laços e explorou oportunidades de colaboração com parceiros na Coreia do Sul, com foco no avanço conjunto da transição energética.

A visita, que decorreu entre 26 e 28 de março, abrangeu uma série de reuniões com diversas instituições coreanas de destaque, incluindo o setor público e privado, com o objetivo de criar parcerias e colaborações estratégicas:

Agência Coreana de Energia - KEA

A comitiva da ADENE iniciou a sua missão com uma reunião com a Agência Coreana de Energia (KEA), na qual foram discutidas as melhores práticas em eficiência energética e o intercâmbio de conhecimentos, dando assim continuidade ao Memorando de Entendimento celebrado em 2023. O presidente da KEA, Sang Hoon Lee, enfatizou “a importância de aprender com a experiência da ADENE”, enquanto os representantes da ADENE destacaram os projetos inovadores em Portugal, especialmente no setor de edifícios e nas energias renováveis. Ambas as partes enfatizaram a importância da cooperação bilateral em áreas como a eficiência energética de edifícios e a indústria.

Visita à Fábrica da KIA Motors

A missão incluiu uma visita à fábrica da KIA Motors em Hwaseong, onde a ADENE teve a oportunidade de conhecer o desenvolvimento da produção de veículos elétricos, após um encontro com o vice-presidente da KIA, HyoBum Lee, em que foi discutido o futuro da mobilidade elétrica e as novas tecnologias de veículos. Esta visita permitiu à ADENE conhecer as inovações coreanas no setor dos transportes sustentáveis.

Câmara Municipal de Seul

A delegação da ADENE reuniu-se com o vice-presidente da Câmara de Seul, Yeo Jang Kwon, aproveitando a oportunidade para a troca de experiências na área das energias renováveis. Yeo Jang Kwon, apresentou o ambicioso Plano de Ação Climática de Seul, centrado em setores chave como os transportes, a energia e os edifícios, tendo mostrado particular “interesse no Sistema de Certificação Energética dos Edifícios” (SCE), desenvolvido pela ADENE. Por seu lado, o Presidente da ADENE, Nelson Lage, destacou o reconhecimento internacional do SCE e a sua importância na promoção da eficiência energética dos edifícios.

CS Wind

A missão da ADENE à Coreia do Sul incluiu também uma visita à sede da CS Wind, empresa líder na produção de torres eólicas, e que já se encontra em Portugal, tendo intenções de alargar a sua presença no mercado nacional. Durante este encontro, a ADENE e a CS Wind manifestaram interesse em colaborar no desenvolvimento da energia eólica em Portugal, um mercado com um grande potencial de crescimento.

SK ecoplant

A ADENE reuniu-se com a SK ecoplant, empresa líder em soluções ambientais e energéticas da Coreia do Sul. O objetivo da reunião foi explorar áreas de cooperação em energias renováveis, gases renováveis e captura, utilização e armazenamento de carbono. A SK ecoplant apresentou os seus projetos em curso nestas áreas, enquanto a ADENE destacou o compromisso de Portugal com a descarbonização da economia. Ambas as partes identificaram um grande potencial para a colaboração em projetos inovadores no setor energético.

Agência de Promoção de Investimentos Comerciais da Coreia do Sul - KOTRA

A missão técnica da ADENE à Coreia do Sul culminou com um encontro com a KOTRA, a Agência de Promoção de Investimentos Comerciais da Coreia do Sul, que detém um escritório em Lisboa. Durante a reunião, ambas as partes identificaram várias oportunidades de cooperação, em especial nas energias renováveis, na eficiência energética e outras tecnologias relacionadas com a energia. A KOTRA afirmou existirem empresas coreanas com interesse em investir em Portugal, enquanto a ADENE destacou o ambiente favorável ao investimento no nosso país.

A ADENE e a KOTRA acordaram em continuar a trabalhar em conjunto para identificar áreas de cooperação conjunta de modo a contribuir para o desenvolvimento de um setor energético mais sustentável em Portugal e na Coreia do Sul.

Reforço de relações entre as agências para a energia dos dois países

Esta primeira missão técnica da ADENE à Coreia do Sul foi o reforçar as relações entre a Agência para a Energia e a Agência Coreana de Energia (KEA), dando seguimento ao Memorando de Entendimento assinado em 2023 entre as duas instituições, e que visa fortalecer as relações entre Portugal e a Coreia do Sul e o compromisso comum na liderança da transição energética. Nelson Lage da ADENE, afirmou que estar “confiante de que esta missão contribuirá para o desenvolvimento de projetos inovadores e para a aceleração da transição energética em Portugal e na Coreia do Sul.”

REVISTAS

Siga-nosEasy fairs Iberia - PortoTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    03/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial