Controladores de nivel
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

A fábrica de Viana do Castelo começou a ser construída em 1971 mas a operação contínua só começou em janeiro de 1974. Em 1976, foi nacionalizada até ao ano 2000, altura em que foi reprivatizada e adquirida pela Europac.

Fábrica de Papel DS Smith em Viana do Castelo celebra 50 anos

12/02/2024

A DS Smith, empresa líder em soluções de packaging sustentável, está a celebrar o 50º aniversário da sua fábrica de papel kraft em Viana do Castelo. Este é um marco histórico para a empresa que, em abril de 2023, anunciou um pacote plurianual equipando-a com algumas das mais avançadas tecnologias de fabrico de papel e ajudando a reduzir as emissões de CO2 em 10.000 toneladas por ano.

Após um ambicioso plano de modernização, que lhe permitiu diversificar os seus produtos, entrar no mercado da produção de energia e apostar no papel para reciclar como fonte importante de matéria prima, reforçou a sua posição como uma das fábricas de papel kraftliner mais eficientes da Europa. É, atualmente, o maior reciclador nacional de papel.

Fábrica de papel kraft DS Smith, em Viana do Castelo
Fábrica de papel kraft DS Smith, em Viana do Castelo.

Em 2019, o grupo DS Smith, líder no fornecimento de packaging sustentável adquiriu o grupo Europac por 1,9 mil milhões de euros e, por consequência, esta fábrica de papel.

Atualmente, a fábrica está a beneficiar de um processo de modernização que tem como objetivo equipá-la com algumas das mais avançadas tecnologias de fabrico de papel, assegurando uma operação mais sustentável e amiga do ambiente. Este processo deve-se a um investimento anunciado em 2023 de 145 milhões de euros, o maior investimento financeiro da DS Smith em Portugal até à data e também o maior investimento na história da fábrica.

Mário Amaral, diretor fabril daquela unidade afirma: “A fábrica está a preparar o futuro, para encarar com tranquilidade os próximos cinquenta anos”.

Com a primeira fase concluída em outubro do ano passado, o programa de desenvolvimento continua a decorrer, como explica aquele responsável: “O projeto encontra-se em velocidade cruzeiro, sendo que a primeira fase consistiu na remodelação das prensas da máquina de papel, um equipamento que já estava a causar estrangulamentos à produção e no reforço de equipamentos chave, visando a melhoria da eficiência energética e a diminuição dos impactos ambientais. A segunda fase constitui a substituição da caldeira de recuperação, que está em curso e cuja conclusão está prevista para maio de 2025”. A nova caldeira topo de gama irá contribuir para aumentar a eficiência da linha de produção de pasta virgem.

A fábrica de Viana do Castelo é uma referência na indústria portuguesa do setor, sobretudo pelo seu forte contributo para a balança comercial. Exporta cerca de 90% da sua capacidade, assumindo um papel importante no desenvolvimento económico do país, assim como no negócio da DS Smith.

Niels Flierman, responsável pela direção de paper & recycling na DS Smith, afirma: "Estou orgulhoso por estar a celebrar o meio século de existência da fábrica de Viana. A fábrica tem um papel fundamental a desempenhar em todas as nossas operações. O nosso investimento de 2023 na fábrica garante que satisfazemos a crescente procura de packaging sustentável, mas fazendo-o de uma forma alinhada com os nossos objetivos de ajudar na transição para uma economia circular e de baixo carbono”.

Na região do Alto Minho, esta unidade industrial é igualmente valorizada pela comunidade, pela solidez que tem evidenciado ao longo dos 50 anos que já leva de laboração e pelo reconhecimento do seu contributo para a geração de riqueza para a economia local. A estabilidade, o emprego e as boas condições laborais que proporciona, são fatores que têm contribuído para fazer da fábrica uma componente importante da comunidade local.

Para celebrar o 50º aniversário, a fábrica tem programadas diversas iniciativas ao longo do ano, nomeadamente: o lançamento de um livro sobre os seus 50 anos de história, um evento de confraternização com atuais e ex-colaboradores da empresa e um Open Day para receber os ex-colaboradores.

REVISTAS

Easy fairs Iberia - PortoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    21/02/2024

  • Newsletter iAlimentar

    14/02/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial