2024 começou com um duplo sucesso para a Greiner Packaging: a empresa anunciou ter recebido dois prémios WorldStar este ano, um pela embalagem K3 r100 e outro pelo redesign de uma embalagem de iogurte com foco na sustentabilidade.
O copo de cartão-plástico foi inventado pela Greiner Packaging há mais de 40 anos e tem estado em contínuo desenvolvimento desde então. A fina embalagem de plástico, a baixa pegada de carbono e a lingueta para rasgo intuitivo do invólucro em papel tornam-no numa opção particularmente sustentável e visualmente apelativa: a embalagem de cartão e a embalagem de plástico são separadas sem intervenção humana durante o processo de eliminação de resíduos. Isto significa que a obtenção de uma elevada taxa de reciclabilidade (até 98%) não depende da separação correta pelo consumidor final, como é o caso de todas as embalagens K3 anteriores: é conseguida de forma completamente independente. Clientes como a empresa austríaca Berglandmilch e a empresa suíça de lacticínios Molkerei Forster já confiam na K3 r100 auto-separável. Em 2023, a Greiner Packaging recebeu o prémio Green Packaging StarAward pela inovação.
Noutro projeto interessante, a Greiner Packaging colaborou com a Olma Pierot para tornar o design da embalagem dos iogurtes cremosos e frutados da marca mais sustentável. A mudança da injeção para a termoformagem e a adaptação da geometria do copo resultaram numa redução global de 29% de plástico por copo. Isto representa uma poupança anual potencial de 48 toneladas de plástico. Além disso, a embalagem é mais fácil de empilhar graças aos ajustes feitos à geometria do copo: a altura de empilhamento de 5 copos foi reduzida em 74,8 mm, o que reduz as cargas de camião necessárias para o transporte em quase 80% por ano. Ao reduzir tanto a quantidade de plástico como o número de cargas de camião necessárias, é possível reduzir uma grande quantidade de emissões de CO2e. A Greiner Packaging já recebeu o prémio checo Obal Roku 'Packaging of the Year 2023' pelo seu design em 2023.
“Já ganhámos vários prémios WorldStar nos últimos anos. No entanto, receber dois prémios num ano é algo muito especial e destaca o facto de que, juntamente com os nossos clientes, estamos a trabalhar arduamente em todas as nossas localizações para desenvolver embalagens inovadoras com vista à sustentabilidade. E é precisamente com esta missão em mente que entramos no próximo ano financeiro”, explica Beatrix Praeceptor, directora-geral da GreinerPackaging.
Os WorldStar Awards são organizados pela Organização Mundial de Embalagem desde 1970. Para ser elegível, a embalagem já deve ter ganho um prémio de embalagem regional ou nacional.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa