Controladores de nivel
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

STILL torna a tecnologia de iões de lítio mais adequada para o futuro

05/02/2024
A STILL está a finalizar o ciclo de reciclagem das baterias de iões de lítio no âmbito da intralogística: o especialista pioneiro em soluções intralogísticas recicla as baterias dos seus equipamentos no final do seu ciclo de vida, na fábrica europeia do seu parceiro estratégico, Li-Cycle.

Graças ao inovador processo de reciclagem da Li-Cycle, que atinge uma taxa de recuperação de até 95%, é possível reter e utilizar materiais críticos na produção de novas células de bateria. Deste modo, a STILL está a liderar o caminho para responder à questão de como lidar com as baterias de iões de lítio 'no fim da vida' no futuro.

Imagen

Juntamente com os sistemas de células de combustível, as baterias de iões de lítio são uma das mais importantes fontes de energia para a intralogística do futuro - e um dos principais pilares da transição energética. No entanto, para que este objetivo seja alcançado, é necessária uma solução sustentável e amiga do ambiente para a eliminação e reciclagem das baterias de iões de lítio no final do seu ciclo de vida. Embora o número de baterias de iões de lítio a reciclar tenha sido pequeno devido à sua longevidade e à relativa novidade da tecnologia, a questão de como reciclá-las de forma responsável é uma consideração importante para muitas empresas quando decidem sobre o sistema de energia adequado.

Como um dos pioneiros fornecedores de soluções de intralogística, a STILL, está agora a investir no desenvolvimento desta matéria em benefício dos seus clientes, tendo iniciado o processo de reciclagem ecológica das suas baterias de iões de lítio em cooperação com o especialista canadiano em reciclagem, Li-Cycle Holdings Corp ('Li-Cycle'). A Li-Cycle, destaca-se como líder na recuperação de recursos valiosos provenientes das baterias de iões de lítio, inaugurando a sua primeira fábrica na Europa, em Magdeburgo, em agosto de 2023.

Imagen

Até ao momento, o número de baterias tem sido modesto - a STILL forneceu cerca de 150 baterias de iões de lítio à fábrica Li-Cycle. No entanto, a perspetiva é decisiva: “Em primeiro lugar, é sempre nosso objetivo manter as baterias em utilização durante o máximo de tempo possível. Com a nossa parceria com a Li-Cycle, já temos uma solução fiável para a reciclagem responsável de todas as nossas baterias de iões de lítio que chegarão ao fim da sua vida útil em 2030”, explica Florian Heydenreich, executive vice president sales & service STILL EMEA. Ao finalizar com sucesso o ciclo de reciclagem, a STILL está a garantir a sustentabilidade e a circularidade da tecnologia de iões de lítio, para além da sua eficiência, desempenho e zero emissões. Além disso, a STILL está a preparar o caminho para uma logística sustentável e bem-sucedida para os seus clientes com o sistema integrado de retoma.

Mínimo esforço e máxima segurança para os clientes

Quando uma bateria de iões de lítio chega ao fim do seu ciclo de vida, a STILL oferece aos seus clientes um transporte seguro para a fábrica Li-Cycle e garante que é reciclada de acordo com os mais elevados padrões ambientais. A STILL utiliza vários contentores de transporte certificados para transportar baterias em qualquer estado para a fábrica de reciclagem de uma forma segura e em conformidade com a lei. Para o cliente, isto representa a máxima segurança e sustentabilidade com o mínimo esforço. “Assumimos a responsabilidade por todo o ciclo de vida das baterias utilizadas nos nossos equipamentos”, afirma Florian Heydenreich. “Ao utilizarmos baterias produzidas pelo grupo na Europa para os nossos veículos, recondicionando-as durante o seu ciclo de vida e, finalmente, reciclando-as com uma taxa de recuperação de até 95%, cumprimos os requisitos do Pacto Ecológico da UE. Também oferecemos aos nossos clientes uma oportunidade atrativa de combinar de forma inteligente os requisitos ecológicos e económicos para a sua intralogística".

A parceria com a Li-Cycle garante uma reciclagem de baterias ecológica

Através de um processo único, ecológico e eficiente, a Li-Cycle consegue recuperar a maioria dos componentes valiosos das baterias e devolvê-los à cadeia de abastecimento. Este processo fundamenta-se na tecnologia de processamento sustentável da Li-Cycle, que prioriza a segurança, tem o mínimo de resíduos de aterro, baixas emissões e descarga mínima de águas residuais. Numa primeira fase, os metais valiosos, como o cobre, o alumínio e o aço, são separados dos plásticos da bateria. Materiais valiosos como o carbonato de lítio, o sulfato de cobalto ou o sulfato de níquel são recuperados da restante 'massa negra' num processo hidrometalúrgico e utilizados para fabricar novas células de bateria.

Recuperar as matérias-primas e mantê-las no ciclo europeu de materiais

Para o KION Group, ao qual pertence a STILL, o processo de recuperação sustentável foi um critério importante na escolha da Li-Cycle como parceiro para a reciclagem de baterias de iões de lítio. A escalabilidade do processo e o retorno de recursos valiosos e metais raros ao ciclo de materiais na Europa também foram aspetos importantes. “A parceria com a Li-Cycle garante não só a eliminação segura das nossas baterias de iões de lítio, mas também a segurança do abastecimento da nossa produção de células de bateria e dos nossos fornecedores na Europa”, explica Florian Heydenreich. A STILL está assim a contribuir a longo prazo para o fortalecimento e expansão do mercado das baterias de iões de lítio na Europa. Especialmente tendo em conta o papel fundamental que a tecnologia de iões de lítio irá desempenhar na intralogística do futuro, este é um investimento que define tendências para uma transição energética bem-sucedida na Europa.

REVISTAS

Siga-nosEasy fairs Iberia - Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    21/02/2024

  • Newsletter iAlimentar

    14/02/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial