Os produtos perecíveis, independentemente da sua natureza, podem ser transportados por via marítima, terrestre ou aérea. Em cada uma destas modalidades é absolutamente necessário manter as condições, não só de temperatura, mas também de humidade e luz, de forma precisa, para que conservem todas as suas propriedades e cheguem ao mercado com total garantia sanitária e higiénica.
Atualmente, existem muitos produtos que requerem um transporte com temperatura controlada. Indústrias como a alimentar, a cosmética, a química, a farmacêutica ou a agrícola produzem alimentos frescos e congelados de origem animal ou vegetal, flores e plantas, produtos químicos e farmacêuticos, que não podem perder as suas propriedades, desde que saem ou são produzidos na origem até que chegam ao seu destino final.
Quer se transportem por camião, barco, comboio ou avião, é necessário dispor de veículos, equipamentos e meios adequados para garantir a manutenção da temperatura exigida para cada uma destas mercadorias.
Associadas ao transporte com temperatura controlada existem outras atividades também importantes, como a manipulação prévia e posterior ao transporte das mercadorias, o embalamento, o armazenamento e a distribuição.
O transporte refrigerado internacional está a registar um crescimento significativo porque qualquer produto pode ser comprado ou vendido em qualquer parte do mundo. Há países que, devido às suas características geográficas ou climáticas, não podem produzir determinados produtos, como por exemplo, os frutos tropicais. Também se pode dar o caso de que a procura de um determinado produto num país exceda a sua capacidade de produção ou que comprar esse produto noutro país seja mais económico do que produzi-lo no próprio território.
Os produtos perecíveis podem ser frescos, congelados, refrigerados, processados, desidratados ou, inclusivamente, vivos, e cada um deles exige uma relação de temperatura no seu transporte.
Em termos gerais, os produtos refrigerados devem ser transportados a temperaturas que oscilam entre os 0 °C e os 8 °C, em função das suas características específicas, ao passo que os produtos congelados têm uma temperatura de transporte entre -12 °C e -20 °C.
Atualmente, a nível mundial, transporta-se carne, peixe e marisco, frutas, legumes, sumos, produtos lácteos (leite, queijo, manteiga), flores, alimentos processados, bem como outros produtos da indústria farmacêutica que, tal como as vacinas ou os medicamentos, também se destinam ao consumo humano.
É essencial que, desde a produção até ao seu destino final, passando por toda a cadeia logística, os produtos viajem nas condições corretas para manter a segurança alimentar. Esta cadeia de frio deve ser rastreável, dispondo de informação constante sobre a temperatura a que o produto está submetido.
Por esta razão, todas estas atividades estão regulamentadas no denominado Acordo ATP (Agreement on the International Carriage of Perishable Foodstuffs and on the Special Equipment to be used for such Carriage ou Acordo relativo aos Transportes Internacionais de Produtos Alimentares Perecíveis e aos Equipamentos Especializados a utilizar nestes Transportes), assinado em Genebra, em 1970.
O objetivo deste acordo é o de garantir que os alimentos cheguem ao consumidor final em condições higiénicas adequadas e, por isso, estabelece como devem ser transportados os produtos perecíveis, determina as características que devem ter os veículos especiais que os transportam e estabelece os procedimentos de controlo necessários para garantir o seu cumprimento.
Os países aderentes ao Acordo ATP, mais de 50, têm vindo a atualizar esta regulamentação e transpuseram este acordo para a sua legislação. No caso de Espanha, foi elaborado o Decreto Real 1202/2005 relativo ao transporte de mercadorias perecíveis e aos veículos especiais utilizados nestes transportes.
A escolha do modo de transporte terrestre, marítimo ou aéreo realiza-se de acordo com as necessidades do cliente ou do mercado e em função da distância a percorrer, do tipo de produto e da quantidade de mercadoria a transportar.
O modo terrestre por estrada ou linha férrea é utilizado quando as distâncias não são muito longas, ao passo que o modo aéreo é mais indicado para aqueles produtos perecíveis que têm uma rápida caducidade ou que têm de chegar rapidamente ao seu destino ou mercado. O modo marítimo é normalmente utilizado para grandes volumes de mercadoria ou para produtos que não são urgentes e que podem viajar congelados, uma vez que têm um prazo de validade longo.
O transporte de mercadorias perecíveis por camião implica que o veículo deve estar equipado com um sistema de refrigeração ou de congelação e, além disso, tem de estar identificado com uma placa ATP e com uma marcação que especifique as particularidades do transporte.
Existem diferentes tipos de veículos para o transporte com temperatura controlada:
Isotérmico: dispõe de paredes, tejadilho, portas e piso isolantes para reduzir a fuga de temperatura entre o interior e o exterior do veículo.
Refrigerado: dispõe de uma fonte de frio que permite que a temperatura no interior possa baixar, chegando até aos -20 °C.
Calorífico: dispõe de uma fonte de calor que permite manter a temperatura constante e que esta não baixe dos 12 °C.
Frigorífico: está equipado com um dispositivo de produção de frio que permite baixar a temperatura até que a mesma seja constante num intervalo entre -12 °C e -20 °C.
Quanto aos contentores, estes podem ser de diferentes tipos, em função do seu sistema de refrigeração. Por exemplo, de gelo seco ou neve carbónica, embora os mais utilizados sejam os contentores “reefer” (frigoríficos), que viajam sobre plataformas atreladas a um trator. Estes contentores incluem equipamentos de refrigeração, que se ligam a uma tomada elétrica quando estão em terra, e que mantém a temperatura necessária enquanto dura o transporte, sendo especialmente indicados para longas distâncias e grandes volumes.
Os contentores “reefer” são utilizados no transporte marítimo com temperatura controlada e estão equipados com um motor refrigerador que mantém a temperatura no interior, com uma tolerância de +/- 2 °C e dentro do intervalo de -25 °C a +25 °C. São utilizados para transportar frutas, legumes, produtos lácteos, carnes, chocolate, vinho, produtos farmacêuticos, produtos químicos, etc.
Dependendo do tipo de produto transportado, podem também ser utilizados contentores marítimos ventilados, dotados de isolamento térmico e motores que permitem uma ventilação elevada, e que são utilizados para transportar produtos como batatas, cebolas, alhos secos, etc.
Existem também contentores de atmosfera controlada que estão equipados com um motor que permite manter uma pressão atmosférica fixa e um determinado grau de humidade para, por exemplo, controlar o processo de amadurecimento da fruta durante o seu transporte.
Outro contentor marítimo é o contentor super-refrigerado, com potentes motores que permitem manter a mercadoria a uma temperatura abaixo de zero, chegando inclusivamente até -60 graus Celsius, sendo bastante utilizado para o transporte de peixe congelado e de alguns produtos farmacêuticos.
Embora o contentor “reefer” esteja equipado com um motor, quando estas unidades estão a bordo do navio porta-contentores estão ligadas a uma tomada elétrica e, uma vez descarregadas no terminal portuário, são também ligadas a uma tomada elétrica.
Segundo o relatório Reefer Shipping Annual Review and Forecast 2020/21 da consultora Drewry, apesar da crise económica provocada pela Covid, o transporte marítimo de mercadoria refrigerada aguentou bem este embate e já em 2019 o volume de carga transportada pela frota mundial de porta-contentores aumentou 3,4%, atingindo os 5,3 milhões de TEU.
Este aumento será progressivo e, segundo a mesma consultora, em 2024, o transporte de contentores “reefer” atingirá os 156 milhões de toneladas, o que representa uma expansão de 3,7%.
No que diz respeito ao transporte refrigerado internacional por ar, a maioria das companhias aéreas dispõe de contentores com sistemas de refrigeração que permitem transportar mercadorias perecíveis a temperaturas que vão desde -23 °C até +10 °C.
Estes contentores transportam geralmente produtos farmacêuticos e de biotecnologia, peixe e carne fresca ou congelada, frutas e legumes, produtos lácteos, plasma sanguíneo, flores, resinas químicas e adesivos ou, inclusivamente, obras de arte. Além disso, estas unidades de transporte aéreo asseguram o controlo da temperatura até 48 horas.
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