A Alimentaria FoodTech reforçou a sua posição como referência global na indústria alimentar ao reunir líderes e profissionais de destaque para explorar as mais recentes tendências, tecnologias e soluções que estão a moldar o futuro do setor.
Segurança Alimentar, Sustentabilidade e Indústria 4.0 foram tópicos centrais do evento, que contou com a participação de 360 expositores e 15.800 visitantes de 30 países.
A edição de 2023 marcou a terceira presença da Sojet como expositor, uma participação estratégica que permitiu à empresa partilhar as suas soluções em equipamentos para higienização na indústria agroalimentar e expandir a sua visibilidade a nível global, abrindo portas para explorar novos mercados. Num período caracterizado por mudanças e inovações constantes, manter-se na vanguarda das tendências é crucial. A Alimentaria FoodTech é, indiscutivelmente, uma fonte de insights que abrange desde as mais recentes inovações tecnológicas até abordagens centradas na sustentabilidade.
Além de servir como uma plataforma de exposição profissional, a Alimentaria FoodTech destacou-se como um ambiente educacional, através da sua agenda de palestras, debates e workshops, conduzidos por especialistas da área. Durante os quatro dias do evento, foram realizadas 70 atividades, com a contribuição de 125 oradores, e foram registadas 800 reuniões de negócios.
Para a Sojet, a participação na Alimentaria também representou uma oportunidade para fortalecer a sua inovadora solução para a Indústria 4.0. A utilização desta tecnologia oferece inúmeras vantagens às empresas do setor agroalimentar, possibilitando um controlo e monitorização eficazes do sistema de higienização, bem como economias significativas ao evitar interrupções na produção.
Ramiro Vicente, Engineering Manager na Sojet, destacou que a tecnologia Sojet Controls tem como objetivo adicionar uma camada tecnológica aos sistemas já existentes, tornando-os “inteligentes” e ativos, quer para o cliente, quer para a própria empresa. Deste modo, o sistema irá recolher dados como caudais de água, níveis e quantidades de produtos químicos, consumo de detergente e desinfetante por satélite, e eficiência energética, disponibilizando-os na nuvem do cliente com alarmes que antecipam possíveis avarias.
Adicionalmente, a Sojet Controls permitirá resolver determinados problemas remotamente, reduzindo os custos do cliente, melhorando o tempo de resposta e contribuindo também para uma pegada ecológica mais sustentável. Hugo Gonçalves, Partner na Sojet, sublinhou a importância de monitorizar a eficiência e eficácia do sistema de higienização das unidades para as empresas, destacando que as que já possuem um sistema clássico e procuram melhorá-lo através da capacidade de obter dados sobre consumos de água, detergentes/desinfetantes e eficiência energética, bem como clientes que possuem um sistema antigo e sentem a necessidade de atualizá-lo para torná-lo mais “inteligente” podem beneficiar da tecnologia Sojet Controls. Além destas, empresas que não possuem um sistema e procuram uma solução também podem encontrar valor nesta inovação.
A Sojet aguarda com entusiasmo a próxima edição, marcada para 2026, onde terá a oportunidade de reunir novamente com líderes de mercado para explorar as futuras tendências e tecnologias que terão impacto no setor.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa