Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Inovações intersetoriais para reduzir em quase 30% a perda de alimentos ao longo de toda a cadeia de valor

O SISTERS trabalha num sistema inovador que reduzirá o desperdício alimentar na Europa

13/09/2023

O projeto SISTERS, financiado pela UE H2020 com mais de oito milhões de euros e coordenado pelo Aitiip Centro Tecnológico, celebra o seu primeiro ano de inovação. Nestes meses, e graças à biotecnologia mais avançada, os seus 18 parceiros europeus estão a fazer progressos no desenvolvimento de um sistema holístico para reduzir em quase 30% o desperdício alimentar ao longo de toda a cadeia de valor da indústria agroalimentar. Durante esta primeira fase do projeto, o SISTERS avançou em todas as suas linhas de investigação, tornando-se uma iniciativa pioneira que procura estabelecer um paradigma económico, industrial e social mais sustentável na Europa.

Na fase de produção, o SISTERS está a desenvolver a primeira plataforma europeia (Short Chain Platform) para que os produtores primários vendam diretamente aos consumidores frutas e legumes que não cumprem os padrões do mercado. Ou seja, peças que não têm um determinado calibre ou aspeto exigido para posterior comercialização, mas que são perfeitamente adequadas para consumo.

Para isso, os parceiros do SISTERS realizaram um estudo de viabilidade, através do qual analisaram as diferentes soluções tecnológicas já disponíveis para evitar o desperdício de alimentos e identificar funcionalidades para as incorporar na plataforma. Além disso, foi criada uma base de dados de frutas e legumes de fonte aberta para ajudar os produtores a lançar rapidamente a sua aplicação de comércio eletrónico na qual podem vender produtos que, de outra forma, iriam eliminar.

Os 18 parceiros fizeram progressos no desenvolvimento da primeira plataforma europeia para que os produtores vendam os seus excedentes e na conceção...
Os 18 parceiros fizeram progressos no desenvolvimento da primeira plataforma europeia para que os produtores vendam os seus excedentes e na conceção de contentores inteligentes que otimizarão o transporte de alimentos através de sensores.

Na fase logística, o SISTERS está a desenvolver contentores inteligentes para evitar a perda de alimentos frescos a granel ou embalados durante o transporte. Foi concluído um primeiro modelo do protótipo dos contentores, bem como da unidade de alojamento do kit de sensores que será instalado no seu interior e que medirá com precisão as condições do ambiente (temperatura, humidade, oxigénio, dióxido de carbono). Estes sensores ajudarão a garantir a segurança dos alimentos e a otimizar a vida útil dos mesmos, para além da própria monitorização do estado dos alimentos transportados. Graças aos sensores e às suas ferramentas IoT, os dados serão armazenados numa nuvem que poderá ser consultada em tempo real e que permitirá aos intervenientes no transporte estabelecer protocolos de ação no caso de, por exemplo, o sistema de refrigeração deixar de funcionar.

Quanto à fase de processamento, o SISTERS está a desenvolver novos materiais de embalagem avançados e de base biológica com propriedades recicláveis e biodegradáveis melhoradas, que irão favorecer a sustentabilidade do produto de embalagem, a manutenção dos alimentos e até a compostagem doméstica dos mesmos. Foram desenvolvidas novas fórmulas para as embalagens, bem como compostos principais enzimáticos (aditivos) para que as embalagens de ácido polilático sejam biodegradáveis. Os parceiros iniciaram os ensaios e a caracterização destes novos materiais produzidos, que já foram processados com sucesso.

Finalmente, na última fase da cadeia, a do consumo, o SISTERS está a implementar uma nova codificação de rotulagem baseada na tecnologia QR que fornecerá informações vitais sobre o produto aos consumidores: por exemplo, a proveniência e o custo económico e ambiental do desperdício do alimento. Após a conclusão da fase de investigação do estado da arte (perceção dos consumidores acerca das embalagens biológicas e biodegradáveis), foi possível identificar os principais obstáculos do mercado, que servirão de base para melhorar os futuros hábitos de consumo europeus.

Foi iniciada com sucesso a formulação de novos materiais biológicos, com propriedades recicláveis e biodegradáveis melhoradas...
Foi iniciada com sucesso a formulação de novos materiais biológicos, com propriedades recicláveis e biodegradáveis melhoradas, com os quais se criará uma nova gama de embalagens sustentáveis.

Próximos passos: validação com cem produtores primários

No próximo ano, o desenvolvimento das inovações do SISTERS avançará em paralelo. Prevê-se que a primeira versão da Plataforma de Cadeia Curta seja finalizada e validada com cem produtores primários, o que permitirá otimizações. Quanto aos contentores inteligentes, será completado o kit de sensores para contentores inteligentes para produtos a granel, ao passo que para os produtos embalados será obtido um protótipo. Serão iniciadas as validações dos contentores inteligentes.

No que respeita às embalagens de base biológica, os parceiros industriais melhorarão as formulações mais promissoras.

O inquérito em linha aos consumidores sobre embalagens e rotulagens será lançado em, pelo menos, cinco países europeus, tendo como objetivo, no mínimo, mil inquiridos. Prosseguirão os trabalhos para garantir o impacto e maximizar o potencial de exploração dos resultados, com destaque para a preparação de um plano de impacto preliminar e de um plano de replicabilidade, bem como para o contacto efetivo com as partes interessadas de alto nível e com os decisores políticos. Serão implementadas campanhas de divulgação e comunicação específicas para tornar o projeto amplamente visível para todas as partes interessadas.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    15/05/2024

  • Newsletter iAlimentar

    08/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial