Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

O valor da logística contratual: um serviço chave para melhorar a eficiência e a rentabilidade das empresas

06/06/2023

Por ocasião do Dia Internacional da Logística, que se celebra hoje, dia 6 de junho, a ID Logistics destaca as inúmeras vantagens para as empresas de recorrerem a serviços logísticos contratuais externos. Estas incluem, entre outras, a redução de custos bem como uma melhoria dos processos logísticos e do planeamento da cadeia de abastecimento.

Imagen

Especificamente, a logística contratual é um serviço de logística, cada vez mais relevante no mercado atual devido aos seus inúmeros benefícios, que consiste em subcontratar as funções logísticas de uma empresa a um fornecedor externo. Desta forma, as empresas que o implementam podem concentrar-se na sua atividade principal, enquanto o fornecedor externo se encarrega das funções relacionadas com a logística. Isto resulta numa maior eficiência e eficácia da empresa, o que, por sua vez, se traduz numa maior satisfação do cliente e num aumento da rentabilidade. Além disso, permite também uma melhor coordenação e planeamento dos processos logísticos, resultando numa entrega mais rápida e eficiente de produtos e serviços.

“A logística contratual oferece uma grande flexibilidade aos clientes, uma vez que os fornecedores podem adaptar-se às necessidades específicas de cada empresa. Isto é especialmente útil num ambiente económico desafiante, onde as empresas podem precisar de uma resposta rápida às suas necessidades logísticas”, explica Cristina Fernández, Diretora de Gestão de Contratos na ID Logistics, um dos líderes internacionais em logística contratual.

Outro aspeto importante é o facto de este serviço permitir às empresas tirar partido da experiência e dos conhecimentos dos fornecedores em matéria de logística, o que, por sua vez, conduz à possibilidade de uma gestão mais eficiente dos custos. Isto porque o fornecedor externo pode oferecer um vasto leque de soluções a preços mais acessíveis do que a própria empresa poderia oferecer. Esta redução de custos pode traduzir-se em preços mais baixos para os produtos e serviços, o que teria um impacto positivo também para a população em geral, incluindo uma maior satisfação do cliente e um aumento da reputação da empresa.

Redução de riscos logísticos

Graças à sua vasta experiência e conhecimento em matéria de logística, os prestadores de serviços de logística sob contrato podem oferecer soluções eficientes e eficazes aos seus clientes, reduzindo a sua exposição aos riscos logísticos e melhorando a sua capacidade de resposta a situações imprevistas. A isto junta-se uma melhor gestão da informação: os prestadores de serviços de logística sob contrato oferecem frequentemente soluções avançadas de gestão da informação, permitindo às empresas obter uma visibilidade total dos seus processos logísticos e tomar decisões informadas.

Outra vantagem da logística contratual é a melhoria da escalabilidade, tanto a curto como a longo prazo. Ao utilizar este serviço, as empresas podem escalar as suas operações logísticas de forma mais eficiente, permitindo-lhes tirar partido das oportunidades de crescimento e responder às mudanças do mercado de forma mais rápida e eficaz.

Menos impacto no meio ambiente

De salientar, também, o impacto positivo que este serviço tem em termos de sustentabilidade ambiental. “Os fornecedores de serviços logísticos contratuais oferecem soluções sustentáveis, como a otimização das rotas e a redução das emissões, que podem ajudar as empresas a atingir os seus objetivos de sustentabilidade e a melhorar a sua reputação”, reforça a Diretora de Gestão de Contratos na ID Logistics. E, acrescenta, "na ID Logistics, trabalhamos arduamente para reduzir ao máximo o impacto da nossa atividade. Para tal, implementámos uma política proativa de redução do consumo de energia e de resíduos, bem como de redução da pegada de carbono das nossas atividades em 40%, excluindo as compensações, até 2030”.

Uma das medidas implementadas para o alcançar é o programa “Enlaza”, que visa agrupar mercadorias de diferentes clientes para otimizar o seu transporte. Desde o seu lançamento, em 2012, a empresa conseguiu uma redução de 22% nas emissões de CO2, uma redução de 27% no número de deslocações, bem como uma entrega eficiente com maior poupança de combustível.

A ID Logistics aderiu também ao EcoTransIT World, uma ferramenta que calcula automaticamente diferentes parâmetros, como o consumo de energia, as emissões de carbono, os poluentes atmosféricos e os custos externos do transporte, permitindo uma análise comparativa destes dados.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial