Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

DS Smith Light Wrap reduz emissões de CO2 equivalentes a mais de 1800 voos Lisboa-Madrid

02/06/2023

A DS Smith, empresa líder em packaging sustentável, contribuiu para uma redução das emissões de CO2 para a atmosfera equivalente a 1831 viagens de avião entre Lisboa e Madrid no último ano, através da implementação da solução de packaging DS Smith Light Wrap para agrupar bricks.

Esta solução foi produzida como um clássico agrupador de bricks – também conhecido no setor como wraparound –, e inclui inovações no seu design que permitem obter uma embalagem com melhor desempenho com menos fibra, o que também se traduz numa redução das emissões de CO₂ para a atmosfera de 19% em comparação com as soluções tradicionais.

Imagen

O design DS Smith Light Wrap foi criado para garantir que o packaging que envolve os bricks funciona corretamente para suportar o peso que os packs exercem uns sobre os outros quando empilhados – tanto no transporte como no ponto de venda – sem que fiquem danificados ou deformados. Para desenvolver esta solução, a equipa de designers da DS Smith inspirou-se no trabalho de compressão e fixação de um automóvel para proteger os seus componentes, bem como os ocupantes do veículo.

DS Smith Light Wrap caracteriza-se por apresentar um design com um duplo vinco na base. O primeiro vinco, mais profundo, funciona quando a caixa é formada na máquina formadora do cliente. Segue-se um segundo vinco, menos profundo, que atua sob compressão quando a caixa é empilhada numa palete. Este design também permite a utilização de menos 19% de fibra de papel do que outras soluções, reduzindo o impacto ambiental e o custo da embalagem sem comprometer a proteção dos produtos.

Luis Serrano, Sales, Marketing & Innovation Director na DS Smith Ibéria, afirma: "As marcas estão a adaptar as tampas dos seus bricks, uma vez que, de acordo com a Lei dos Resíduos e Solos Contaminados da União Europeia, a partir de julho de 2024 deixarão de poder utilizar uma tampa separada. Esta é a melhor altura para as empresas redefinirem também a embalagem dos seus bricks e começarem a utilizar DS Smith Light Wrap, beneficiando de todas as suas vantagens”.

“Como líderes na indústria do packaging, na DS Smith sabemos que a inovação e o design são fundamentais para criar soluções sustentáveis e eficientes que satisfaçam as necessidades dos nossos clientes e da sociedade, em linha com o nosso propósito de Redefinir o Packaging para um Mundo em Constante Mudança”.

“Além disso, estamos empenhados no desenvolvimento colaborativo e trabalhamos em estreita colaboração com os nossos clientes para desenvolver ideias de embalagens que os ajudem a atingir os seus objetivos através de uma série de ferramentas e instalações inovadoras, incluindo os nossos Innovation Hubs e PackRight Centres, onde realizamos sessões colaborativas e interativas para, em conjunto, desenvolver soluções de packaging.”

Design circular e I&D para revolucionar a indústria do packaging

A DS Smith reforça o papel fundamental do desenvolvimento para alcançar os resultados desejados, tanto em termos de eficiência como de sustentabilidade. Nesse sentido, conta com os seus próprios “Princípios de Design Circular”, desenvolvidos em colaboração com a Fundação Ellen MacArthur, reconhecida autoridade mundial em economia circular, da qual a DS Smith é um dos 19 Parceiros Estratégicos.

A DS Smith também desenvolveu as Métricas de Design Circular para packaging, uma ferramenta que permite classificar e comparar a circularidade dos designs de packaging através de 8 indicadores, como a reciclabilidade, o conteúdo renovável e a otimização da cadeia de fornecimento, entre outros. Desta forma, as empresas podem ter uma visão clara da circularidade e do potencial de melhoria do seu packaging.

A estes projetos soma-se o pacote de 116 milhões de euros em I&D + inovação anunciado pela DS Smith em meados de 2021 para impulsionar o trabalho da empresa na economia circular. Este investimento a cinco anos inclui a criação de um novo centro de tecnologias de ponta no Reino Unido, o desenvolvimento de novos materiais para substituir os plásticos e um projeto-piloto para avaliar o impacto da força G no packaging para entregas ao domicílio.

Este investimento está em linha com a estratégia de sustentabilidade da empresa marcada pela economia circular, que já alcançou o seu objetivo de produzir packaging 100% reciclável ou reutilizável até 2023 e pretende substituir mil milhões de artigos de plástico nos supermercados e no canal e-commerce até 2025.

Pode encontrar todos os detalhes sobre DS Smith Light Wrap no seguinte aqui.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Easy fairs Iberia - Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    27/03/2024

  • Newsletter iAlimentar

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial