Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
“Green Performance”: Linde Material Handling impulsiona o desenvolvimento de tecnologias mais potentes e respeitadoras do ambiente

Soluções que beneficiam o clima, o desempenho de manuseamento e a otimização dos custos

30/05/2023

A Linde Material Handling (MH), especialista em intralogística, apoia os seus clientes no seu caminho para um futuro mais sustentável, através do fornecimento de produtos inovadores e soluções de software, bem como de uma gama de serviços personalizados com precisão.

A preocupação centra-se no objetivo de reduzir as emissões de CO2, na economia de energia e na redução dos custos operacionais, mantendo um elevado desempenho de manuseamento. As várias ofertas a este nível estão reunidas sob o lema “Green Performance”. As ações vão desde os modelos de empilhadores de alto desempenho com baterias de iões de lítio, passando pela primeira célula de combustível desenvolvida em Aschaffenburg, até às soluções de carregamento de baterias e gestão de energia, combustíveis HVO, serviços de consultoria apoiados por software e reciclagem de baterias.

Imagen

“A procura de soluções energéticas rentáveis e que respeitem o ambiente coloca os nossos clientes perante grandes desafios”, afirma Stefan Prokosch, Senior Vice President Brand Management da Linde Material Handling - uma visão que obteve a partir de numerosas discussões com operadores de empilhadores industriais e parceiros. Espera-se que os empilhadores e os equipamentos de armazém contribuam significativamente para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, garantindo ao mesmo tempo o seu elevado desempenho habitual e permitindo economias de custos sempre que possível.

A Linde MH deu um primeiro passo importante nesta direção com a sua última geração de empilhadores: Pela primeira vez, os modelos de empilhadores elétricos Linde X estão agora ao mesmo nível dos seus homólogos com motor de combustão interna, mesmo quando se trata de aplicações exigentes no exterior, e combinam as vantagens de ambas as opções de acionamento. Sem emissões em funcionamento, com um potencial de neutralidade climática, ergonómicos, silenciosos e de fácil manutenção, estes empilhadores com baterias de iões de lítio são a alternativa perfeita aos empilhadores a diesel ou a GPL.

Atualmente estas vantagens não se encerram nos empilhadores de 2 a 3,5 toneladas de capacidade de carga, mas também estão disponíveis de 3,5 a 5 toneladas. O facto de a Linde MH levar a sério a mudança para empilhadores elétricos não poluentes já foi demonstrado no ano passado, quando o fabricante eletrificou os seus empilhadores contrapesados na gama de capacidade de carga de 10 a 18 toneladas.

Assim, uma versão de tração elétrica está agora disponível para todos os modelos de empilhadores. A Linde MH também deu outro importante passo em frente em termos de reciclagem de baterias. No futuro, uma cooperação estratégica com a empresa Li-Cycle assegurará a recuperação ecológica de materiais para todas as baterias de iões de lítio entregues. “Os clientes da Linde MH podem ter a certeza de que as baterias serão recicladas no final da sua vida útil, de forma a garantir que até 95 por cento das matérias-primas serão recuperadas e devolvidas ao ciclo de materiais”, explica Prokosch.

O hidrogénio está também a ganhar importância como outro tipo de energia viável. Isto deve-se ao facto de também poder ser potencialmente obtido a partir de fontes regenerativas, como o sol, o vento ou a água, sendo, portanto, sustentável. Na feira LogiMAT, em Estugarda, a Linde MH apresentou o seu primeiro sistema de células de combustível de fabrico próprio. As pilhas com 24 volts de tensão e 1,8 kW de potência serão utilizadas em orders pickers e tratores de reboque e, no futuro, também serão utilizadas em porta-paletes e stackers duplos da marca Linde.

Com a Linde HyPower, desenvolvemos um sistema de células de combustível excecionalmente robusto, potente e de fácil utilização e podemos agora oferecer aos nossos clientes do segmento de equipamentos de armazém uma solução completa “one stop shop”, que consiste em equipamentos, sistemas de células de combustível e assistência técnica", anuncia o responsável máximo da marca Linde MH. Os empilhadores movidos a hidrogénio são particularmente impressionantes devido aos seus curtos tempos de reabastecimento, à sua adequação para utilização em interiores e exteriores e ao facto de serem isentos de emissões. Os empilhadores a hidrogénio são particularmente vantajosos em operações de vários turnos, que implicam muitas horas de trabalho.

“Para os clientes que, por diversas razões, continuam a preferir empilhadores a diesel, oferecemos uma opção sob a forma de óleo vegetal hidrogenado (HVO), que lhes permite reduzir as emissões de CO2 dos seus veículos até 90%”, salienta Prokosch.

No entanto, a declaração de “Green Performance” não se refere exclusivamente a produtos. As soluções de software e os serviços de consultoria também dão o seu contributo. Por exemplo, o sistema inteligente de gestão de carga de baterias Linde connect:charger ajuda os clientes a evitar picos de procura de energia e a ajustar a estratégia de carga de acordo com a situação específica - sempre com o objetivo de otimizar o consumo de energia e os custos energéticos, maximizando a disponibilidade do equipamento e fazendo a melhor utilização possível das energias renováveis.

A integração de todos os aspetos relevantes para a energia em toda a empresa é bem-sucedida graças ao Linde Energy Manager. “Determinar o consumo de energia com antecedência, tendo em conta todos os produtores e consumidores, e planear as compras de energia ajuda a alcançar uma redução tanto nas emissões de CO2 como nos custos de energia”, resume Stefan Prokosch.

REVISTAS

Easy fairs Iberia - PortoSiga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    27/03/2024

  • Newsletter iAlimentar

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial